BIBLIOTECA

De segunda à sexta das 9h às 18h.

Com acervo especializado em corretagem imobiliária, se você quiser doar algum material, livros, revistas, em bom estado, solicitamos que entre em contato conosco pelo telefone ou por e-mail. Aguardamos a sua visita!

Cada usuário poderá fazer empréstimo de 02 (duas) obras por vez, exceto obras de referência (códigos, dicionários). O prazo de empréstimo é de 15 (quinze) dias, podendo ser prorrogado por mais 15 (quinze) dias, caso a obra não esteja sendo solicitada.

Sim, até duas vezes pelo mesmo período, desde que não haja reservas prévias e eles não estejam atrasados. A renovação pode ser feita na biblioteca ou diretamente através do telefone 3514-1831 ou por e-mail: biblioteca@creci-rj.gov.br

O Conselho disponibiliza no 20ª andar da Sede, Av. Presidente Vargas, 417 – Centro-RJ, uma Biblioteca para consultas as biografias de apoio a formação e atualização do profissional assim como as doutrinas e modelo de documentos relativos à profissão.

Nosso acervo está disponível para consultas internas e empréstimos, que podem ser renovados pessoalmente ou por telefone. Sugestões de obra/assuntos são sempre bem-vindos para melhor atendê-los.

Aguardamos a sua visita!

 

COBRANÇA/DÍVIDA ATIVA

Anuidade: 31 de março.

Multa de eleição: entre 60 e 90 dias após o pleito.

Multa de infração: 30 dias após a emissão do ofício.

No momento do pagamento, ocorre a exclusão do débito.

A Administrativa, através de telefone, e-mail, cartas de cobrança, ofícios de cobrança e notificações e a Judicial, mediante ação de execução fiscal.

Débitos de pessoas físicas ou jurídicas com um ente público, Creci-RJ, podendo ser de natureza tributária (anuidade) sendo as multas de eleição e infração contribuições acessórias por tratar-se de autarquia federal. O não pagamento das supracitadas, implicará após a devida inscrição em Dívida Ativa em ação de executivo fiscal.

COMUNICAÇÃO

O corretor de imóveis que se encontra ativo receberá trimestralmente sua edição da revista em seu endereço ativo. Lembrando que o profissional deverá manter o endereço atualizado.

ELEIÇÃO

A votação é obrigatória aos profissionais regularmente inscritos e sem débitos anteriores ao ano que foi realizado a eleição, conforme estabelecido no Art 11 da Lei 6.530/78. Se atendida as condições da Resolução específica, deverá apresentar a justificativa de ausência em uma Delegacia Regional próxima ou na sede do Conselho. Caso não apresente a justificativa ou a mesma seja indeferida, será imputada multa de até uma anuidade.

FISCALIZAÇÃO

Sim, em toda propaganda que fizer deverá inserir seu número de inscrição junto ao Conselho.

Pode. Basta ir na Creci ou em uma Delegacia Regional mais próxima, solicitar a abreviatura do nome e pagar a taxa do valor referente. Ou, quando fizer a inscrição de pessoa física solicita no ato.

 

Temos três tipos de autuações com padronização estipulada pelo Cofeci:

  • Auto de infração, é quando o fiscal averigua alguma irregularidade;

  • Auto de constatação, é quando o corretor está em débito ou em exercício ilegal da profissão ou apenas constando que está regular e que estava presente no ato da fiscalização.

  • Notificação, é quando solicita-se esclarecimentos necessários sobre um determinado fato ou ocorrência.

Na região metropolitana, em média 15 (quinze) dias. Fora da região metropolitana, as denúncias ficam aguardando a autorização de viagem do Presidente do Conselho. É necessário que mencione o número do protocolo gerado pela Fiscalização para a rápida localização da resposta.

Pelo site do Creci através do link ouvidoria https://creci-rj.gov.br/faca-sua-manifestacao/ ou pelos e-mails: ouvidoria@creci-rj.gov.br ou fiscalizacao@creci-rj.gov.br Todas as denúncias são anônimas, recebem um número de protocolo individual que deverá ser mencionado quando solicitar informações sobre o andamento do processo. Pede-se que tenha o nome da pessoa, endereço, pontos de referência, fotos do local (caso tenha), panfletos, banners, folders, cartões de visita.

 

 

Entra no site do Conselho no link (COLOCAR O NOVO LINK), imprimir a representação, preencher com detalhes o que o levou a fazer a representação, apresentar os documentos que comprovem o alegado anexado ao documento impresso e levar na sede do Creci ou em uma Delegacia Regional mais próxima ( https://creci-rj.gov.br/delegacias-regionais/ )

Ter o diploma do curso Técnico de Transações Imobiliárias ou curso superior de Gestão em Negócios Imobiliários credenciadas pela SEEDUC (http://www.rj.gov.br/web/seeduc), dar entrada no registro profissional no Creci ou em alguma Delegacia Regional, apresentando todos os documentos legais (https://creci-rj.gov.br/modelos-de-formularios/ ) e pagas as taxas exigidas pelo Cofeci, aguardar a chamada, via site do Creci ( https://creci-rj.gov.br/entrega-de-carteiras/ ) e participar da solenidade com leitura do juramento ético-profissional.