Quem Somos

O PAPEL DO CRECI

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 1ª Região/RJ (CRECI 1ª Região/RJ), pessoa jurídica de direito público, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro, Capital do Estado do Rio de Janeiro, fundado em 26/10/1962 com base na Ata da Reunião Plenária nº 01 desta mesma data, elaborada nos termos da Lei de regência da profissão à época em vigor, atualmente sob a égide da Lei nº 6.530, de 12 de maio de 1978, regulamentada pelo Decreto nº 81.871, de 29 de junho de 1978, a qual sofreu alterações introduzidas pela Lei nº 10.795, de 05 de dezembro de 2003, com poderes para fiscalizar, orientar e disciplinar o exercício da profissão de Corretor de Imóveis em todo o território do Estado do Rio de Janeiro, além de representar, nos limites de sua competência e abrangência, com autonomia administrativa, operacional e financeira, em juízo ou fora dele, os legítimos interesses de seus inscritos, é órgão integrante do Sistema COFECI/CRECI e funcionará sob a organização básica estabelecida neste Regimento e em atos posteriores que vierem a complementá-lo.

 

o-creci-quem-somos

Os Conselhos se mantêm com as contribuições anuais de seus membros, pessoas físicas e jurídicas, e têm ainda o direito de cobrar pelos seus serviços e aplicar multas quando preciso.

Também é função dos Creci’s a seleção dos profissionais que podem desempenhar a atividade, após cumprirem as exigências de qualificação. A inscrição no Conselho é imprescindível para uma pessoa poder trabalhar como corretor de imóveis. Sem ela, o exercício da profissão se torna ilegal.
Outra diferença que vale destacar é a existente entre os Conselhos Regionais e os Sindicatos de Corretores de Imóveis. Os sindicatos são associações que têm o objetivo de defender os interesses comuns da categoria. Não são de sua competência legal a fiscalização da classe, o registro do profissional ou a cassação desse registro. Eles são livres, não estando sujeitos às autoridades públicas, exceto se praticaram crimes previstos nas leis penais.

SEDE, FORO E JURISDIÇÃO DO COFECI E DOS CRECI’S

O Cofeci tem sede e foro na capital da República e jurisdição em todo o território nacional. Cada Conselho Regional tem sede e foro na capital do estado e jurisdição em todo o território por ele abrangido. Por exemplo, no caso do Rio de Janeiro, com sede à Av. Presidente Vargas no 417, 19°,20° e 21° andares, o Creci – 1ª Região abrange todo o estado.

COMPOSIÇÃO DO COFECI E CRECI’S

O Cofeci é composto por dois representantes efetivos e dois suplentes de cada Conselho Regional, eleitos dentre os seus membros. Cada Creci é composto por 27 Conselheiros Efetivos e 27 Suplentes, eleitos de três em três anos.Somente poderão ser Conselheiros do Creci os corretores de imóveis com inscrição principal na jurisdição há mais de dois anos e que não tenham sido condenados por infração disciplinar.

ADMINISTRAÇÃO DO COFECI E DOS CRECI’S

O Cofeci e os Creci’s têm como órgão deliberativo o Plenário e como órgão administrativo a Diretoria, eleita dentre os seus membros.

A DIRETORIA É COMPOSTA DE:

1 Presidente
2 Vice-Presidentes
2 Diretores Secretários
2 Diretores Tesoureiros

MISSÃO CRECI-RJ

Atuar no mercado imobiliário do Estado do Rio de Janeiro, promovendo a valorização dos corretores de imóveis e os interesses da sociedade através da regulamentação, fiscalização e orientação.

VISÃO CRECI-RJ

Fiscalizar a atuação e promover ações para incentivar o registro profissional, prestando um serviço de excelência e fortalecendo a credibilidade do Conselho no âmbito nacional.