Quais os requisitos básicos para obter o registro profissional de corretor de imóveis?

Acesse a página da delegacia digital do Conselho e saiba como fazer o procedimento de  modo on-line: www.delegaciadigital.creci-rj.gov.br

Lembramos que esclarecimentos quanto ao curso, entre em contato direto com a instituição de ensino.

Como efetuar a transferência de inscrição para outro estado?

Acesse a página da delegacia digital do Conselho e saiba como fazer o procedimento de  modo on-line: www.delegaciadigital.creci-rj.gov.br

Como proceder para dar entrada na Carteira de Estagiário no Creci RJ?

Acesse a página da delegacia digital do Conselho e saiba como fazer o procedimento de  modo on-line: www.delegaciadigital.creci-rj.gov.br

Validade da Carteira Profissional?

Nos termos da lei de nossa legislação civil nº 6.206/75, as Cédulas de Identidade expedida pelos Conselhos Regionais têm fé pública em todo território nacional. Desta forma, deve ser questionado perante a empresa ou pessoa que não aceite o documento como prova de identidade, mencionando a lei supracitada

Como saber se o Corretor de Imóveis ou a Imobiliária tem inscrição no Conselho?

A consulta pode ser realizada através do portal do Creci RJ: https://servico.creci-rj.gov.br/spw/ConsultaCadastral/TelaConsultaPubCompleta.aspx .

É necessário ter o nome completo do profissional ou da imobiliária ou número de registro profissional no Conselho; Informar o(s) parâmetro(s) para pesquisa e clicar em pesquisar.

Posso ser dispensado do curso de TTI pelo fato de ter graduação e profissão?

A legislação, Resolução COFECI 327/92, exige o título de Técnico de Transação Imobiliária. Portanto, independente de possuir outra profissão, é necessário para obter o CRECI, o diploma de conclusão do curso de TTI ou Gestão em Negócios Imobiliários. Informações de como obter o registro profissional de corretor de imóveis encontra-se disponível no portal do Creci RJ: https://creci-rj.gov.br/como-se-tornar-um-corretor/

Preciso da relação das Instituições que ministram os cursos de TTI?

Informamos que o curso de TTI ou Gestão Imobiliária é requisito primordial para se registrar no Creci-RJ e se tornar corretor de imóveis. A instituição deverá ter autorização com parecer do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) e da Secretaria de Estadual de Educação (SEEDUC) para ministrar o Curso de Técnico em Transações Imobiliárias no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.

Salientamos que o Conselho Regional de Corretores de Imóveis é uma autarquia federal com atribuições de inscrição de corretores de imóveis e imobiliárias e fiscalização e portanto não indica e não possui vínculos com tais instituições de ensino, as quais são independentes.
Para mais informações após a conclusão do curso acesse o link https://creci-rj.gov.br/como-se-tornar-um-corretor/

Gostaria de dar entrada no CNAI?

Para dar entrada no CNAI é necessário preencher o formulário que está disponível no link  https://intranet.cofeci.gov.br/cnai/documentos/Anexo_I.pdf com duas fotos 3×4 e cópia do Certificado de Avaliador de Imóveis e encaminhar para o e-mail: atendimento4@creci-rj.gov.br. Após a aprovação da documentação, um boleto será gerado de acordo com a tabela de emolumentos em vigor.

Como posso tirar a Certidão de Regularidade no site?

Poderá retirar a Certidão de Regularidade pelo link https://servico.creci-rj.gov.br/spw/ConsultaCadastral/TelaLogin.aspx

 

Como denunciar o exercício ilegal ou irregular da profissão?

Poderá entrar em contato com o Whatsapp da Fiscalização que preservará o seu anonimato através do número: 21 99800-4882.

 

Como denunciar um corretor de imóveis registrado no Creci RJ?

Poderá enviar representação contra o profissional ou empresa inscritos no Conselho pelos Correios por carta registrada ou, se preferir, também para o e-mail, marcus@creci-rj.gov.br, anexando cópia da identidade do denunciante com foto, comprovante de residência, relato dos fatos com a assinatura do denunciante ao final e, se houver, documentos comprobatórios.
Informamos que no site do Creci-RJ há informações dos procedimentos no link 

https://creci-rj.gov.br/fiscalizacao/nossa-atuacao/procedimentos-para-apresentacao-de-representacao/

Como faço para saber sobre honorários do profissional?

A instituição mais indicada para orientá-lo acerca de cobrança de honorários é o sindicato dos corretores de imóveis, seja do município do Rio de Janeiro ou do Estado dependendo da sua jurisdição. Ressaltamos que o CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica impôs ao Sistema COFECI-CRECI, no ano de 2015, assinatura de TCC (Termo de Compromisso de Cessação de Conduta), ou seja direcionando e determinando  a implantação desta forma da prática da livre negociação entre as partes.
Fonte: https://creci-rj.gov.br/nota-sistema-cofeci-creci-e-cade/
http://www.cade.gov.br/noticias/acordo-revoga-tabela-de-honorarios-para-corretores-de-imoveis

Sou obrigado a ter registro no Creci RJ se somente for administrar imóveis?

De acordo com a Lei 6.530, de 1978, é obrigatório ter registro neste Conselho, uma vez que a atividade de administração de imóveis é privativa dos corretores.

Quem delibera sobre parcelamento de anuidades devidas?

Os parcelamentos são determinados pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis, Cofeci, através de Resoluções Federais. Os Conselhos Regionais em reuniões, de Diretoria e Conselho Pleno, deliberam através de Portarias, pelos parcelamentos de anuidades, respeitados os limites estabelecidos pelo Cofeci.

Quem fixa os valores das contribuições anuais dos Conselhos Regionais dos Corretores de Imóveis – Crecis?

Os valores das anuidades e mesmo as correções, são fixados pelo COFECI – Conselho Federal de Corretores de Imóveis, através de Resoluções que são, inclusive, publicadas no Diário Oficial da União. Cabe aos CRECIs, cumprir e fazer cumprir com as normas estabelecidas pelo Conselho Federal.

O Creci/RJ executa anuidades devidas?

Após o encerramento do exercício respectivo, os débitos referentes a anuidades são inscritos na dívida ativa do Conselho e cobrados por meio de execuções fiscais, por serem tributos federais, sem prejuízo do cancelamento do registro profissional do corretor de imóveis inadimplente, após o devido processo legal. Porém, na fase judicial as anuidades poderão também, ser parceladas, nos mesmos termos alcançados na esfera administrativa.

Como posso saber os meus débitos?

Informamos que encaminhe sua solicitação através do link https://creci-rj.gov.br/informacoes/

Quais os requisitos para que o corretor obtenha a isenção de pagamento de anuidades em razão da idade?

O corretor deve ter 70 (setenta) anos completos e contribuir com anuidades por 20 (vinte) anos no Conselho.

Qual o procedimento em caso de falecimento do corretor?

Os familiares devem enviar ao Conselho uma cópia da certidão de óbito do corretor e apresentar endereço atualizado para onde possa ser enviado o ofício referente à baixa por motivo de falecimento.

Como retirar o boleto da anuidade vigente pelo site?

Poderá retirar o boleto da anuidade vigente  para pagamento  pelo site ao acessar o link https://creci-rj.gov.br/anuidade-2021/

Ressaltamos que ao emitir o boleto precisará aguardar em torno de 2 (duas) horas para que o boleto seja registrado de acordo com as diretrizes do Banco Central.

Como funciona a Multa Eleitoral?

O Conselho Federal de Corretores de Imóveis-COFECI é o órgão responsável por estipular o valor da multa, emolumentos e serviços e segue a Resolução vigente à época.

As informações referentes à eleição do Creci RJ são amplamente divulgadas junto aos corretores de imóveis, através das seguintes mídias: Revista Stand, portal do Creci-RJ, malas diretas eletrônicas e divulgação nos jornais de grande circulação.

Quero atualizar meus dados cadastrais?

A atualização dos dados cadastrais, tais como: endereço e telefone poderão ser realizados através do portal do Creci RJ: https://creci-rj.gov.br/atualize-seu-cadastro/. Demais alterações envolvem identificação do profissional junto ao conselho, serão processadas mediante apresentação de documentos comprobatórios, na sede ou nas regiões do Creci RJ.

Como envio uma manifestação à Ouvidoria?

Para enviar manifestação será necessário oficializar seu pedido através do link https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/RJ/Manifestacao/RegistrarManifestacao .

Para acessar o Portal Fala.br, basta acessar o site do CRECI-RJ https://creci-rj.gov.br e clicar na aba Ouvidoria. Clique posteriormente na aba “Faça sua manifestação”. Em seguida você cairá direto no portal “Fala.br”.

Clique em ” cadastre-se”.Nesse cadastro é necessário colocar seu e-mail e criar uma senha. Caso haja pedidos de acessos a informações, coloque também seu CPF.
Verifique seu e-mail após o cadastro em que receberá um link. Após a efetivação do cadastro, escolha o destinatário “CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS- CRECI-RJ”
OBS: Abaixo da escolha do destinatário clique nessa aba para que o CRECI-RJ apareça.
Selecionar o órgão estadual e o assunto e descreva o ocorrido e aguardar. O tempo médio de resposta é de 18 dias em seu e-mail.

Como faço para obter senha do portal?

Informamos abaixo o Passo a Passo para efetuar o acesso ao Portal do Corretor, disponível no sítio eletrônico do Creci-RJ, ferramenta que lhe permitirá também inscrever-se nos cursos oferecidos pela UniCreci:

1° Passo: Diante do seu computador acessar o endereço eletrônico creci-rj.gov.br;

2° Passo: Inserir o seu CPF, sem pontos e o traço ou número do seu creci, na parte superior à direita da página;

3º Passo: Se optar pelo número do creci 0+n° da inscrição, sem pontos ou barra.

4º Passo: Inserir a senha, caso ainda não a possua, favor clicar em Esqueceu sua Senha;

5º Passo:  Ao clicar em “Esqueceu sua senha”,  colocar o número do Creci, incluindo o zero. A partir daí você receberá um e-mail automático já com a senha para acessar o portal do Corretor no site do Conselho. Lembrando que a senha não pode ser alterada.

Como faço para fazer meu Recadastramento?

Comunicamos que referente ao Recadastramento do Sistema Cofeci-Creci já estão disponíveis as informações no link https://creci-rj.gov.br/recadastramento-de-corretores-de-imoveis-em-vigor/

Neste há as opções de:

Faça Aqui o Recadastramento – https://servico.creci-rj.gov.br/spw/recadastramento/pessoa-fisica

Passo a Passo para efetuar o Recadastramento – https://creci-rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/PASSO-A-PASSO-PARA-REALIZAR-O-RECADASTRAMENTO.pdf

Procedimentos para Utilização do Aplicativo i-Corretor – https://creci-rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/PROCEDIMENTO-APLICATIVO-i-CORRETOR.pdf

Comunicamos, no entanto, caso tenha problemas no procedimento enviar seu questionamento pelo link https://crm.creci-rj.gov.br/faleComCreci/ selecionando a opção “Recadastramento”.

Como faço para saber se a Delegacia Regional está funcionando?

Será necessário acessar o link https://creci-rj.gov.br/delegacias-regionais/ para confirmar o funcionamento presencial ou trabalho remoto da Delegacia Regional em questão.

Como faço para saber informações sobre Convênios e Parcerias?

Poderá acessar o link https://creci-rj.gov.br/convenios-e-parcerias/.