Com a inovação cada vez mais latente, promover mudanças nas organizações está na ordem do dia. O caminho para atingir os objetivos planejados passa, então, por saber fazer um forte gerenciamento dos processos adotados no ambiente corporativo.

     Atrás de mais eficiência, excelência nos serviços e melhora do desempenho operacional no seu dia a dia, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ) deu a partida nesse processo com a realização, em julho, do 1º Workshop Gerencial sobre Gestão da Mudança, que reuniu cerca de 30 gestores de diversas áreas.

     Segundo Ronaldo Fonseca, assessor especial de Gestão de Pessoas, gerenciar a mudança significa aplicar um conjunto de técnicas necessárias e indispensáveis para auxiliar na administração dos movimentos de mudança das organizações.

“A ideia básica é treinar e desenvolver a média e a alta gestão da organização para utilizar algumas técnicas que ajudem a lidar melhor com todas as implicações que as situações de mudança provocam no dia a dia”, diz ele.

     Ronaldo conta que o foco de toda mudança sempre envolve um olhar crítico sobre o tripé básico de funcionamento de qualquer entidade: a estrutura, os processos de trabalho e as pessoas, sempre promovendo ações integradas e coordenadas para lidar com as incertezas desse tipo de processo.

     E o primeiro passo para fazer esse trabalho envolve o treinamento e a sensibilização dos principais agentes sobre a importância do tema, além do conhecimento das ferramentas necessárias para executar a gestão da mudança na prática.

“A gestão atual quer dotar a organização de todas as condições necessárias para aprimorar a excelência dos seus serviços e permitir que o Creci-RJ se torne referência nacional, dentro do sistema Cofeci, a partir da adoção das boas práticas de gestão”, observa Ronaldo.

     Além de sensibilizar os gestores, o workshop também serviu para a integração das lideranças, abrindo espaço para debater possíveis caminhos e correções de rota do processo de gestão da mudança.

     Na visão do superintendente do Conselho, Reynaldo José, a troca foi positiva. “Isso tudo que estamos produzindo aqui é o próprio processo de mudança. Esse encontro facilita o caminho, abre as portas, mas acredito que seja cada um de nós, inseridos em nossas áreas, que faremos as mudanças acontecerem”, destaca.

     Luis Henrique Souza, gestor do setor de Almoxarifado, considerou o encontro muito proveitoso, principalmente porque pode perceber que muitos dos dilemas são também de outros colegas. Ele considerou interessante compartilhar os problemas com lideranças de outros setores.

“No almoxarifado, eu atuo 100% no planejamento para tentar cumprir ao máximo as estimativas de consumo e suprir todo o Conselho. Apesar do planejamento, dependo da área financeira para atender a todos. Então, acho que gargalos podem ser minimizados de alguma forma com a gestão de mudança”, considera.

     Agora, o Setor de Gestão de Pessoas pretende promover outros trabalhos como esse.

Confira abaixo registros desse dia.