O mercado imobiliário na cidade de Santos sofreu uma valorização acima da média nos últimos anos.

Hoje encontramos imóveis em determinadas regiões que registram valores semelhantes aos localizados na zona sul do Rio de Janeiro, ou ainda, em áreas nobres da cidade de São Paulo.

No último ano os imóveis sofreram uma valorização média de 7%, nos valores comparados com o ano de 2013, ficando inclusive acima da inflação que esta na casa dos 6,5%.

Destaque principal aos imóveis com três dormitórios que subiram 8,8% e puxaram o índice de valorização fornecido pelo Sindicato de Compra e Venda de Imóveis.

O ritmo acelerado do mercado da construção civil traz uma grande oferta de imóveis para um mercado forte, entretanto, que possui um grande estoque de imóveis para uma demanda que não tem mais a mesma pujança de anos anteriores.

Nos últimos dois anos na cidade de Santos foram construídas mais de 9 mil unidades a serem comercializadas, mas somente cerca de 58% foram vendidas. Isso representa uma grande quantidade de imóveis novos e disponíveis, excluindo-se os imóveis usados que também são comercializados.

A preocupação do mercado local com relação à venda dos imóveis esta diretamente relacionada ao aumento nos valores, as dificuldade em buscar financiamento imobiliário e ainda, aos eventos desse ano que acabam esfriando a comercialização.

A Copa do Mundo e as eleições desviam a atenção dos consumidores que postergam suas aquisições em decorrência da agenda nacional de eventos.

A situação preocupa milhares de pessoas, que encontram grande dificuldade para adquirirem um imóvel em decorrência dos valores exorbitantes, somados ao anuncio de valorização acima da inflação em 2013, e podem visualizar uma possibilidade de bom negócio com a retração na demanda e o aumento no estoque de imóveis disponíveis para comercialização.

Essa equação pode tornar o preço e as condições para compra mais atrativa às pessoas e, dessa forma, um pouco mais acessível a grande parte da população brasileira que ainda sonha com a casa própria. Forte abraço e até a próxima.

 

Fonte: DCI – 01/08/2014