Neste mês de novembro a Sede do Creci-RJ esteve em clima de Copa do Mundo. A maioria dos nossos colabores se vestiu de verde e amarelo e também de azul, para lembrar que estamos no Novembro Azul, mês da prevenção do câncer de próstata.

Nossos funcionários estavam empolgados com o clima da Copa e tiraram fotos em painel instagramável. A ação contou também a distribuição de bombons para lembrar e reiterar a importância da realização do exame preventivo de câncer de próstata.

O presidente Marcelo Moura entrou no clima de Copa do Mundo, destacando a necessidade do exame como forma de uma maior prevenção e diminuição do índice da doença. Para ele as iniciativas do Conselho com tais campanhas como novembro azul, outubro rosa, doação de sangue, entre outras, têm sido muito importantes para o engajamento dos colaboradores e corretores de imóveis, levando valores de compromisso e responsabilidade social que a organização tem com a sociedade.

Entenda um pouco sobre a campanha

Dados do Instituto Nacional do Câncer indicam que, na fase inicial do câncer de próstata, as chances de cura chegam em 95%, comprovando que a medicina vence o câncer de próstata quando ele é diagnosticado precocemente. Segundo estudos do Ministério da Saúde, cerca de 20% dos pacientes com a doença são diagnosticados com o toque retal, o que comprova a necessidade de manter os exames em dia. Só em 2021 foram registradas mais de 16.055 mortes por câncer de próstata no país pela doença, equivalente a 44 óbitos diários. Se as chances são grandes, o que leva a tanto óbito? Será que os homens estão tomando o protagonismo de sua própria saúde de forma integral?

Foi em 2003, na Austrália, que surgiu o movimento Novembro Azul,. O objetivo da mobilização internacional é engajar e sensibilizar, chamando a atenção do homem para a importância do diagnóstico precoce de câncer de próstata e prevenção de demais doenças que atingem a população masculina. No geral, homens são mais resistentes em irem ao médico, em especial ao médico urologista.
No Brasil a campanha foi lançada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, organização social que se dedica às principais causas da mortalidade do câncer, de doenças cardiovasculares, além do trabalho realizado à saúde do homem, contribuindo com políticas públicas, educação e disseminação de informações sobre essas temáticas.
O símbolo da campanha, o moustache (em inglês, bigode), vem do Movember, junção de moustache com november (em inglês, novembro), evento de conscientização mundial que incentiva os homens a deixarem o bigode crescer durante esse mês como forma de incentivar e chamar atenção da população masculina para os cuidados com a saúde. A escolha do mês também tem um porquê: em 17 e 19 de novembro comemora-se o Dia Mundial de combate ao câncer de próstata e o Dia Internacional do homem.

Neste ano o tema escolhido para a campanha Novembro Azul foi #Azultitude, com a intenção de que os homens se conscientizem e assumam uma posição de protagonismo de sua própria saúde de forma integral.
Portanto, neste ano, promova essa ideia e atitude. Se cuide! TENHA #azultitude e vamos juntos na luta contra o câncer de próstata.

Conheça o Movimento de inspiração do Novembro Azul
https://es.movember.com/?langSelected=true

Acesse cartilha produzida pelo Instituto Lado a Lado pela vida
https://ladoaladopelavida.org.br/wp-content/uploads/2022/11/TAKE_ONE_FINAL_SITE.pdf