É cada vez maior o número de famílias sem filhos, mas com pets. Entenda o que há de novo nos imóveis para essas famílias

     O mercado pet vem ganhando cada vez mais ênfase na economia brasileira. Seu potencial de movimentação do setor econômico tem sido demonstrado pelos números, representando um segmento lucrativo da economia, empregando cerca de 2 milhões de pessoas em todo o país. Segundo dados da Associação Brasileira da indústria de produtos para animais de estimação (Abinpet), o Brasil é detentor da segunda maior população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais no mundo, e o quarto país em população total de animais de estimação. A população pet brasileira é de cerca de 150 milhões de animais, sendo 58,1 milhões de cães, 27,1 milhões de gatos, 20,8 milhões de peixes ornamentais, 41 milhões de aves e 2,53 milhões de outras espécies.
     O último Senso Pet IPB (Instituto Pet Brasil) revela uma tendência de que cada vez mais pessoas e famílias buscam animais de estimação para compor seus lares, trocar afetos e receber atenção. O levantamento mapeou os estados e regiões brasileiras em 2021 com a maior concentração de animais pets e a região sudeste lidera o ranking dos bichos, com presença de 47,4%, seguida do nordeste (21,4%), sul (17,6%), centro-oeste (7,2%) e norte (6,3%). Está em São Paulo a maior concentração dos pets brasileiros, representando mais de 1 quarto do total do país, seguido de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
     Esses dados são importantes e auxiliam o marketing na tomada de decisões e em traçar estratégias de relacionamento com esse público que demanda novas necessidades, expandindo pormenorizadamente toda cadeia de varejo e serviço. Os empreendedores do setor imobiliário estão tendo bons insights e oferecendo soluções para esse novo mercado, com empreendimentos pet friendly que oferecem diversas soluções e um way of life diferenciado para as famílias com pets.
     A máxima que ouvíamos de que quem tem bichos deve morar em casas está indo por água abaixo. É cada vez mais comum famílias com pets em apartamentos ou até mesmo studios. A tendência em edifícios residenciais são os chamados pet places, espaços reservados que possibilitam atividades ao ar livre dentro dos condomínios para os animais, independente de raça, porte, idade ou hábitos.
     A bicharada tomou conta e conquistou seu espaço. Como companhia ou membros da família, fato é que o mercado pet é um nicho promissor e lucrativo para as construtoras e tem gerado valor em muitos empreendimentos imobiliários voltados para esse perfil.