Sem despertar a atenção da maioria, um trabalho de muita entrega e dedicação acontece no Creci-RJ quando se olha a rotina das comissões que se debruçam sob milhares de documentos. Só para se ter uma ideia da montanha de papéis, no ano passado foram analisados 11.758 processos. Este ano, até setembro, a conta chega a 8.175 processos.

Um volume de trabalho desta ordem, claro, exige conhecimento, método, organização e entendimento do que está em questão. Então, nada melhor do que reunir, conectar e integrar todos os integrantes das oito comissões que analisam os processos que passam pelo Creci, desde os de inscrição para obtenção do registro profissional aos ligados a temas éticos.

Alinhar e reforçar toda a sistemática dos trabalhos das comissões serviu como principal mote da Reunião de Treinamento das COAPINS (Comissões de Análise de Processos de Inscrição) e das Comissões de Processos Especiais e de Análise Situacional), que aconteceu no início de outubro, em Teresópolis.

“A Reunião Treinamento trouxe muita conexão, pois reunimos as oito comissões, que têm, em média, de cinco a seis integrantes. É muita gente que precisava ter essa integração para conhcer o que é de fato a Secretaria, a visão da nossa gestão e de onde queremos chegar”, destacou a diretora Secretária do Creci-RJ, Monique Alves de Almeida.

No primeiro dia de treinamento, os integrantes das comissões conheceram, por exemplo, como funcionam a Delegacia Digital e a Ouvidoria, além de se apresentarem para gerar uma maior interação entre todos. O segundo dia foi marcado pela parte teórica e prática, trabalhando com as leis e normas adotadas na análise dos processos.

“A Reunião Treinamento foi muito importante para a gente conseguir desenvolver os processos e trabalhos dentro do Conselho. O objetivo é conseguir minimizar qualquer erro que possa acontecer”, explicou o diretor Secretário do Creci-RJ, Zaldo Natzuka Junior, lembrando que a análise dos processos leva de sete a 21 dias.

O evento também contou com apresentações dos funcionários da Secretaria de Inscrições e Baixas (SIB) – Davi Ramos, Alexandra Garcia, Andréa Santos, Débora Gaglianone; da Ouvidoria (Márcia Nascimento e Natália Mantuano); e da Delegacia Digital, Rafaela Caruso.

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