Ouvidoria do Creci-RJ: compromisso com a escuta ativa e soluções eficazes
A Ouvidoria do Creci-RJ tem se consolidado como um canal essencial para a melhoria contínua dos serviços prestados aos corretores de imóveis e à sociedade. No último ano, diversos avanços foram alcançados, com foco na excelência do atendimento e também no fortalecimento da responsabilidade social. Alinhada ao Código de Defesa do Usuário (Lei 13.460/2017), a Ouvidoria se destaca pela escuta ativa e pela busca de soluções eficazes para os desafios enfrentados pela classe de corretores de imóveis e pela sociedade.
Em 2024, o setor registrou 696 manifestações, a maioria relacionadas a solicitações, reclamações e denúncias. Os temas mais abordados incluem: exercício ilegal da profissão, orientações sobre a atuação profissional, negociação de débitos, anuidade, convênios e pedidos de informações sobre o Creci Jurídico.
Diretamente ligada à presidência do Conselho, a Ouvidoria conta com uma equipe de 8 colaboradores, sendo 5 responsáveis pelo atendimento inicial no “Atende Creci” e 3 dedicados à Ouvidoria. Ela atua em questões mais complexas ou que não foram resolvidas no atendimento inicial, buscando sempre atuar com qualidade, assertividade e empatia.
Como destaca o Presidente do Conselho, João Eduardo Correa, “Nossa ouvidoria busca sempre atuar com qualidade, assertividade e empatia, lidando com diversas situações, desde denúncias até atendimentos mais informais, sempre com foco na solução e no bem-estar da classe e da sociedade.”
Márcia Nascimento, Ouvidora do Creci-RJ, explica que o setor oferece um atendimento completo e humanizado, pronto para resolver questões simples ou mais complexas. “O “Atende Creci” funciona como a porta de entrada para os corretores de imóveis e a sociedade, oferecendo suporte por meio de atendimentos telefônicos, presenciais e virtuais, via plataforma Google Meet. É um serviço que visa proporcionar mais comodidade e agilidade, permitindo também o envio de mensagens de texto, áudio e compartilhamento de tela para resolver as demandas de forma eficiente”, explica Márcia.
Questões que não foram resolvidas pelo “Atende Creci” ou que envolvem problemas mais graves são encaminhadas para a Ouvidoria, onde se busca uma abordagem mais estratégica, mediando conflitos e tratando as situações da melhor maneira possível. “Nosso trabalho envolve desde o atendimento a denúncias que podem impactar a imagem da instituição até o acolhimento de colegas que precisam apenas de orientação”, acrescenta Márcia Nascimento.
Tem uma dúvida, ideia ou sugestão? A Ouvidoria do Creci-RJ segue firme em sua missão de oferecer um serviço de qualidade, sempre em busca de soluções que atendam às necessidades dos profissionais e da sociedade.