O tamanho em desvantagem de uma casa ou um cômodo pode ser um dos maiores desafios enfrentados por arquitetos, decoradores e próprios moradores, na hora de decorar de forma desejada. Nem toda área tem o espaço amplo, por isso, algumas modificações podem ser feitas para agregar dupla função ou causar a impressão de um lugar maior. Arquitetos dão dicas de como seu imóvel pode parecer mais amplo sem precisar mudar de endereço.

O arquiteto Jones Elias fala de um dos truques mais utilizados que é a cozinha americana. Quando é embutido um painel, ela é considerada reversível, onde acontece e integração da sala com a cozinha, sem perder a privacidade e conforto.

“Usamos um painel que pode separar o ambiente quando o morador quiser. Todo o espaço da cozinha incorpora a sala e como o ambiente foi feito com mesa/bancada de vidro, mesmo com o painel aberto, não causa separação da sala”, explica.

As cores também tem papel fundamental na hora de deixar o ambiente maior, por isso, Jones esclarece que os tons mais encorpados devem sempre tomar as paredes mais largas, para dar a profundidade certa.

“Com a cor mais escura você ganha profundidade no ambiente, por isso, deve ser trabalhado numa parede maior, porque em pequenas como final de corredores podem parecer mais longos. A cor clara tanto no imobiliário, no piso, ou na parede, influenciam muito, ela tem a função de ampliar”, aponta.

Além disso, objetos como espelhos e vidros também devem ser posicionados em paredes mais escuras para causar profundidade, assim também deve ser feito com a iluminação, segundo o arquiteto. Já a arquiteta Manuela Guida atenta para o tamanho do mobiliário, que deve respeitar o tamanho do cômodo onde será posicionado.

“Uma coisa que as pessoas precisam ter atenção é o tamanho apropriado do mobiliário para o espaço. Colocar um sofá grande em uma sala pequena vai causar uma aparência minúscula. O ideal é colocar móveis de acordo com o tamanho, porque se você não tem circulação, seu espaço fica pequeno mesmo sendo grande. Temos feito muitas trocas de cadeiras por bancos em um dos lados das mesas das salas de jantar”, orienta a profissional.

Manuela Guida ainda ressalta que os tons claros e objetos como espelhos e vidros são elementos com grande poder de ampliação, por isso, a utilização destes nos móveis já se tornou uma boa pedida.

“A utilização de espelhos nos móveis, como mesa de centro, por exemplo, você nem sente que ela está lá. O espelho também é bem-vindo em armários. Assim também é o vidro em mesas na cozinha ou copa, já que esse material traz translucidez”, ressalta.

A administradora de empresas Janeceli Vieira, de 43 anos, que sempre morou em casa com a família, teve que se mudar para um apartamento há 6 anos. Seu pedido inicial para a arquiteta foi de abusar do branco em seu quarto, porque ela já sabia que a cor proporcionaria maior amplitude. Seu quarto ganhou espaço principalmente porque um dos quartos que poderia ser usado como escritório foi aproveitado para aumentar o tamanho.

“Tivemos a possibilidade de unir os dois quartos em um para aumentar o tamanho. Acredito que a cor tenha influenciado bastante porque o branco deixa o ambiente sempre mais amplo. Mesmo em cor clara, a manutenção não é difícil, mas evitar muitos objetos na decoração também ajuda a manter”.

 

Fonte: O Fluminense – 08/06/2015