O objetivo principal dessa parceria é proporcionar uma maior proteção às corretoras de imóveis no combate à violência doméstica e familiar. A assinatura do acordo ocorreu na terça-feira (16/05) na sede da OAB-RJ, localizada no Centro. Participaram do evento o presidente do Creci-RJ, Marcelo Moura, o presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, a diretora da Diretoria Adjunta da Mulher do Creci-RJ, Christiana Honório, e a presidente da OAB Mulher, Flávia Ribeiro.
Marcelo Moura ressaltou a importância dessa cooperação com a OAB para garantir apoio às corretoras de imóveis que enfrentarem qualquer tipo de violência. Flávia Ribeiro enfatizou que essa parceria entre as duas instituições é um passo significativo na luta contra a violência doméstica, destacando o compromisso das instituições com a igualdade de gênero e a defesa dos direitos das mulheres.
Christiana Honório afirmou que o acordo permitirá uma interação com outros órgãos, como as polícias militar, civil e federal, para estabelecer novos acordos de cooperação visando a proteção das corretoras de imóveis contra assédio. A iniciativa busca conscientizar e orientar os profissionais, além de oferecer acolhimento às vítimas. Christiana ressaltou que situações frequentes enfrentadas pelas corretoras de imóveis as levaram a adotar estratégias para evitar assédio por parte dos clientes, como não visitar imóveis sem a companhia de um colega de trabalho.
Márcia Nascimento, ouvidora do Creci-RJ, mostrou entusiasmo com a ajuda e as ações que podem surgir dessa parceria, destacando a necessidade de implementar um Código de Ética para denúncias de assédio moral, assédio sexual e violência doméstica. Ela também mencionou a importância de estabelecer parcerias com a OAB para assistência jurídica, buscar parcerias com faculdades que possuam laboratórios, promover eventos com divulgação de cartilhas, disponibilizar uma sala lilás para amamentação e estabelecer políticas de igualdade, especialmente em relação à licença maternidade. Esses são alguns dos pontos que foram destacados para futuras implementações dentro do Conselho.