Diante das informações veiculadas na imprensa sobre ação da Polícia Civil do Rio de Janeiro que prendeu, na última segunda-feira (21), dez pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha que aplicava o golpe do crédito imobiliário, onde mais de 100 pessoas podem ter sido enganadas, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis vem a público informar que nenhum dos envolvidos tem registro na instituição e portanto não são corretores de imóveis.

Como bem demonstrado na matéria do site G1, “segundo os investigadores da delegacia de Braz de Pina, os criminosos se passavam por corretores de uma financeira, o Grupo Brasil. Os falsos trabalhadores ofereciam crédito imobiliário, supostamente, com as menores taxas do mercado.”

O Creci-RJ repudia veementemente a ação desses grupos que se passam por profissionais do mercado imobiliário e acabam lesando a sociedade. Por esse motivo já acionou os departamentos jurídico e de fiscalização para que tomem todas as medidas cabíveis no mais alto rigor que a legislação impõe, SOBRETUDO A FORMALIZAÇÃO DE DENÚNCIA AO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, A FIM DE QUE INCLUA NAS AÇÕES PENAIS QUE SERÃO PROPOSTAS, PELA PRÁTICA DE CRIME DE ESTELIONATO, O EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO DE CORRETOR DE IMÓVEIS.

O Conselho FAZ UM APELO à sociedade, a fim de que somente realize negociações imobiliárias com profissionais DEVIDAMENTE INSCRITOS NO CRECI-RJ, FUGINDO DE VERDADEIROS ESTELIONATÁRIOS QUE ATUAM NO MERCADO IMOBILIÁRIO.

A inscrição do corretor, que pode ser validada pelo cliente no site do Conselho, garante segurança quanto à formação e qualificação daquele profissional para atuar no mercado imobiliário, além disso é condição obrigatória para a intermediação imobiliária.

No site do Creci-RJ disponibilizamos uma cartilha com o passo a passo da compra e venda ou locação com segurança, que pode ser acessada nesse link: https://creci-rj.gov.br/comprar-e-alugar-com-seguranca/.