Praça Araribóia, bem no centro de Niterói. Por ali, passam milhares de pessoas todos os dias, em um frenético vai e vem. Um local sob medida para fazer uma ação educativa e informativa junto à população da cidade. O lugar, no final de março, serviu de parada para o Creci-RJ Itinerante.

No corre-corre, a corretora de imóveis Valdete se deparou com a van do Itinerante, e contou como sua vida mudou a partir do momento que entrou no mercado. Com o registro do Creci há 15 anos, ela tratou logo de fazer cursos na área para se atualizar e atuar na profissão.

“Tirei o registro do Creci há mais ou menos 15 anos, mas não trabalhei inicialmente, pois minha filha era pequena”, contou. A realidade mudou quando ela chegou ao ensino médio. “Precisei de uma renda extra para pagar os estudos. A corretagem de imóveis mudou a minha vida”, disse Valdete, que com a profissão está comprando um imóvel de lançamento em Niterói.

A van estacionada também chamou a atenção de Raíssa Ramos, que, por coincidência, é filha da corretora de imóveis Rosângela Ramos. “É interessante a iniciativa de propagar a informação sobre a importância do corretor de imóveis, pois infelizmente ainda acontece a ilegalidade. Isso vai afetar o sonho da pessoa de adquirir um imóvel”, observou.

Liza e Paolo, casal de músicos italianos, aproveitaram a ação do Creci-RJ em Niterói para fazer uma consulta sobre um terreno que compraram em Itaboraí, por promessa de compra e venda. Agora, eles buscam fazer a regularização do negócio contando com o serviço de um corretor de imóvel.

Além do diretor-Tesoureiro do Conselho, Mário Sérgio Pitombo, a ação realizada no dia 27 de março contou com a participação dos delegados de Niterói (Ziane Ramos e Marcelo Sampaio) e o de Maricá, Carlos Moreira, além da participação de vários corretores de imóveis que atuam na região.

“O Itinerante é um trabalho de conscientização para que as pessoas não façam negócio imobiliário sem o corretor de imóveis”, explicou Mario Sérgio Pitombo, diretor Tesoureiro, acrescentando que o objetivo é levar o serviço para todos os 92 municípios do Rio de Janeiro.

A corretora Layziane Ramos, delegada do Creci-RJ em Niterói, participou da ação na cidade para conscientizar a população para não cair em golpes. “Uma dica é se certificar de que o corretor de imóveis que está atendendo tem o registro do Conselho”, lembrou.