A fiscalização do Creci-RJ esteve nas cidades de Macaé e Casimiro de Abreu, nos dias 12 e 13 de abril, para combater a venda de imóveis e a ocupação ilegal de terrenos localizados em Áreas de Proteção Ambiental (APA’s).

A operação aconteceu em conjunto com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé. Os dois órgãos auxiliaram na identificação das propriedades que não respeitam a legislação ambiental.

“A fiscalização do Creci-RJ está mais uma vez fazendo um combate intenso. Foram pegos diversos contraventores. Estamos juntos com a sociedade e com os corretores no combate ao exercício ilegal da profissão”, contou o chefe da Fiscalização, Marcus Limão.

O coordenador de fiscalização ambiental da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé, Edinilson Régis, comentou os principais desafios para fiscalizar a região. “O bairro de Sana tem um histórico de venda de terreno de forma irregular, na qual os loteamentos não foram abertos oficialmente. Isso gera uma série de problemas na constituição desses loteamentos”, explicou.

Alerta aos corretores

A chefe de fiscalização do Inea, Laila Bekai, fez um alerta para que os corretores fiquem atentos para a situação dos terrenos. “Comercializem imóveis com a situação regular, que estejam legalizados junto aos órgãos. O morador que quiser adquirir algum imóvel na região da Serra precisa se informar com seu corretor se ele possui todas as autorizações, licenças e documentações necessárias”, aconselhou Laila.

Se você conhece alguém que está exercendo ilegalmente a profissão de corretor de imóveis, denuncie pelo WhatsApp da Fiscalização: (21) 99800-4882.