Quando a atual gestão assumiu o Conselho, em 2022, uma mudança aconteceu no setor de Fiscalização: priorizar o combate ao contraventor, aquele que atua como corretor de imóveis sem possuir o registro profissional, em vez de autuar os corretores de imóveis em débito.
Desde então, o trabalho da Fiscalização tem apresentado resultados significativos. De janeiro a novembro de 2023, foram 5.346 autuações de contraventores.
O resultdo reflete um aumento de cerca de 16% em relação a 2022, qua do foram 4.617 autuados pelo exercício ilegal da profissão.
Na busca incansável para retirar os contraventores das ruas, o Creci-RJ tem desenvolvido, de forma constante, operações conjuntas com prefeituras, Polícias Civil e Militar, Inea, entre outras instituições públicas.
O objetivo é unir esforços para combater ilegalidades e resguardar à sociedade, com uma presença ativa em várias cidades do Rio de Janeiro.
É importante abordar que esse trabalho de combate ao exercício ilegal da profissão também passa pelo recebimento de denúncias da sociedade e dos corretores de imóveis contra os contraventores.
Denúncias em alta
Vale ressaltar a confiança cada vez maior da população em denunciar os ilegais, acreditando na atuação intensiva da Fiscalização. Em 2023, 4.071 denúncias foram cumpridas em todo o estado até novembro, enquanto que em 2022 foram 3.392 denúncias, sendo registrado um aumento de 20%.
O setor de Fiscalização também tem o trabalho de encaminhar as autuações por exercício ilegal, quando comprovada a habitualidade, para o Ministério Público para as devidas providências. No ano passado, de janeiro a novembro, cerca de 755 processos foram encaminhados ao MP, enquanto que, em 2022, cerca de 307 processos foram enviados.
A atuação da Fiscalização também consiste em conscientizar a sociedade sobre a importância do corretor de imóveis. Nas ações voltadas para a sociedade, foram distribuídos materiais informativos relacionados à compra e venda de imóveis, além de conteúdos institucionais do Conselho para levar informações e orientações para a população.
Para o assessor da Fiscalização do Creci-RJ, Marcus Limão, além do papel de fiscalizar, o Creci-RJ também tem a obrigação de ir até a sociedade prestar informações e orientar sobre a atuação do profissional da intermediação imobiliária.
“Essa ação valoriza o corretor de imóveis, pois mostra a importância que um corretor tem na negociação. E também protege a sociedade, destacando a segurança e a certificação de um negócio correto quando um profissional está na transação. Vamos estender ações como essa em todo o nosso estado”, explica Limão.
Dessa forma, o Creci-RJ segue firme na busca pela valorização da profissão de corretor de imóveis. Apoie as nossas ações e nos ajude a combater a contravenção. Nosso Whatsapp para denúncias é (21) 99800-4882.