A cidade de Fortaleza recebeu, de 8 a 10 de novembro, o 3º Encontro Nordeste de Coordenadores de Fiscalização. O evento, que contou com a participação de agentes de fiscalização de todo o país e presidentes dos regionais, debateu as iniciativas realizadas pelos Crecis presentes e alinhadas alternativas para que ações de fiscalização aconteçam de maneira mais uniforme.

A abertura do encontro ficou a cargo do presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Ceará – 15ª Região, Tiberio Benevides. O evento debateu uma série de temáticas, entre as quais prevenção à lavagem de dinheiro, Portal CRECI Brasil, técnicas de abordagem no exercício da fiscalização e divulgação das ações de fiscalização nas mídias sociais.

Outros temas vistos foram combate ao exercício ilegal da profissão, rotinas de procedimentos digitais nas ações de fiscalização, a fiscalização e o ordenamento jurídico brasileiro, Lei de Abuso de Autoridade/Aplicação/Excessos na Atividade Fiscalizatória e suas Consequências; Obstrução da Atividade Fiscalizatória e as Medidas aplicáveis para enfrentá-la, entre outros assuntos.

“A ideia de proporcionar uma troca de experiências entre as equipes visa uma maior eficiência nas ações de fiscalização. Tivemos o primeiro encontro na capital pernambucana, o segundo em Natal, no Rio Grande do Norte e agora recebo vocês com muita alegria”, celebrou Benevides.

Diante do aumento crescente do número de profissionais e imobiliárias, as instituições fiscalizadoras da profissão de corretor de imóveis em todo o Brasil sentiram necessidade de construir uma estratégia mais eficiente de fiscalização, reforçando a missão dos Conselhos dos corretores de imóveis que é fiscalizar o cumprimento dos preceitos legais e Éticos da profissão.

“A atividade base de nosso conselho é a Fiscalização, que precisa estar bem preparada. A sociedade espera desse grupo de fiscais a resposta de que precisa para ter tranquilidade nas transações imobiliárias. Parabenizo o presidente Tiberio pela visão e acolhida”, apontou Viana Neto, presidente do Creci de São Paulo.

Ele lembrou do recente encontro em Foz do Iguaçu uma capacitação sobre a prevenção e combate à lavagem de dinheiro que ainda repercute, tema também aborado em Fortaleza.

“O nosso trabalho merece destaque em todo lugar. Desconheço um conselho que se preocupe tanto em combater irregularidades quanto o da nossa categoria. Essa capacitação será de grande utilidade para unificação dos procedimentos. A ideia é termos a mesma linguagem em todo o Brasil”, reforçou Viana Neto.

O presidente do Creci-RJ, Marcelo Moura, que já foi fiscal, ressaltou a importância da fiscalização para proteger a sociedade. Ele lembrou que, no Rio de Janeiro, o Conselho não autua mais os corretores de imóveis por débito.

De acordo com ele, já são mais de 4.200 autos de infração emitidos por exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis, desde janeiro deste ano. “Também estamos discutindo o nosso código de processo disciplinar, é importante que os coordenadores de fiscalização participem também. A fiscalização é o coração do Conselho. Hoje estou presidente, mas quem foi fiscal jamais deixa de ser”, contou Moura.

 

“Acompanho todos os eventos voltados à fiscalização pela importância da temática. Uma das palestras que destaco aqui é a de Sistema de Gerenciamento de Registros. A nossa atividade principal é de Fiscalização e deve ser muito bem remunerada”, contou Rômulo Soares.

Para ele, o setor vai avançar muito, com a Fiscalização digital por meio da integração do sistema, daí a importância da palestra sobre o SGR. Precisamos do apoio dos presidentes dos Creci’s.

“O Sistema Cofeci Creci passa por grandes transformações, caminhamos para sermos uma das mais importantes categorias do Brasil. Somos mais fortes quando estamos juntos. Todo o corpo de apoio executivo também é responsável por esse evento e merece todo o meu reconhecimento”, apontou.