Antes dos 20
Exames de sangue e urina são mais comuns.
Devem ficar atentos já ao câncer de testículo, pois não há maneira de prevenir esse tipo de doença. Qualquer alteração visível ou dor deve ser relatado a um profissional.

Dos 20 aos 30
É nessa década de vida que o homem atinge a atividade sexual plena, portanto, é preciso dar mais importância aos exames que detectam as doenças sexualmente transmissíveis, como HIV e hepatite B. Com o diagnóstico precoce é possível facilitar o tratamento e aumentar as chances de uma vida mais saudável.

Dos 30 aos 40
A partir dos 30 anos, o homem começa a sofrer mudanças no corpo graças a alterações de hormônios. Exames de sangue para o controle do colesterol HDL devem ser feitos com mais frequência.

Dos 40 aos 50
Nessa faixa etária, os homens devem ter uma atenção maior com o câncer de próstata. Fazer exames PAS, de toque, ultrassom e cuidar com alterações como ardência e dificuldade de urinar.

Após os 50
A partir dessa idade, os homens devem ficar mais atentos com a hipertensão, colesterol e câncer de próstata. Exames para tais doenças devem ser feitos anualmente.