Aumentar a conscientização sobre o câncer de mama e promover a importância da prevenção e detecção precoce durante o mês do Outubro Rosa. Esse foi o objetivo da palestra promovida pelo Creci-RJ na terça-feira, dia 31, por meio da DAM (Diretoria Adjunta da Mulher).

“Precisamos trazer sempre esse tema de extrema relevância para o centro do debate em nosso Conselho e eu fico muito feliz de ver que temos muitos homens presentes aqui hoje também, pois, afinal, a prevenção precisa ser para todos”, disse o presidente do Conselho, Marcelo Silveira de Moura.

Embora não seja um tema fácil de ser enfrentado, ele acredita que o apoio e a conscientização são fundamentais. “Espero que as informações trocadas nesta oportunidade sejam de muita valia para que vocês as repliquem e assim consigam alertar alguém ou quem sabe salvar uma vida”, acrescentou.

Quem conduziu a palestra foi Cátia Helena de Paiva Fernandes, oncologista clínica do Hospital Federal do Andaraí, vice-presidente Regional Centro-Sul da Sociedade Médica do Rio de Janeiro (Somerj), membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC) e da American Society Clinical Oncology (ASCO), oncologista da Oncorio e da SAMOC e prresidente da Câmara Técnica de Onco Hemato do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde – DGH.

Para ela, estar no Creci-RJ foi uma ótima oportunidade de demonstrar o esforço de um propósito efetuado há bastante tempo. “Esse trabalho é parte de um ofício que levo há 38 anos. Para mim, é uma oportunidade única de estimular as pessoas a se incomodarem com o tema. Minha finalidade é ir além de apresentar números, dados e informação. Eu busco realmente a reflexão, o fazer as pessoas pensarem, multiplicarem o que ouviram e se cuidarem verdadeiramente”, disse.

Com uma condução leve e descontraída, a palestra foi repleta de autoestima feminina, trazendo como ponto central a reflexão sobre a doença por meio de exposição de fatores de risco, métodos de prevenção, o papel do autoexame e mamografia, e como a conscientização e o apoio podem fazer a diferença na vida de afetados pelo câncer de mama.

Cerca de 50 pessoas, entre colaboradores e corretores de imóveis, estiveram presentes no encontro, que aconteceu na sede do Conselho. Foi uma tarde de muita interação e troca de experiências e conhecimento.

Deise Dionysio, delegada regional de Itaboraí, achou interessante saber que a campanha do Outubro Rosa incentiva a sociedade e faz aumentar o índice de procura por exames preventivos:

“Tenho feito mamografia uma vez ao ano e esse auto-exame que brilhantemente ela apresentou aqui hoje para nós foi sensacional. Começarei a praticá-lo a partir de agora”, contou.

Para Pedro Oliveira, chefe de setor do Marketing, a palestra levantou pontos bastante relevantes sobre a saúde masculina.

“Eu achei interessante porque me trouxe informações sobre a prevenção da doença, especificamente em relação a questões hormonais, que eu não sabia e me fizeram refletir. Muitas vezes a gente não tem um conhecimento profundo sobre alguma questão e pode ser induzido a tomar atitudes prejudiciais a nossa saúde”, explicou.

Quem visitou a casa do corretor de imóveis em outubro pode perceber que durante todo o mês o conselho promoveu o tema por meio de informações afixadas em murais e uma exposição do Instituto Nacional do Câncer intitulada “A mulher e o câncer de mama no Brasil”.

Veja abaixo registros deste dia.