Corretoras de Imóveis são 37% do total de profissionais ativas no Creci-RJ

Representação feminina avança e impacta transformação tanto na
valorização profissional quanto nos negócios imobiliários

    No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a profissão de corretor de imóveis se destaca pelo crescimento contínuo do número de profissionais, especialmente entre as mulheres. No estado do Rio de Janeiro elas são 22.679 profissionais em plena atividade, participação feminina que saltou de 33% para 37% nos últimos quatro anos. Em âmbito nacional, as mulheres representam atualmente 40% da classe, que conta com mais de 600 mil profissionais em todo o Brasil.
    Para João Eduardo Corrêa, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ), fatores como flexibilidade, a facilidade de conciliar a vida pessoal com a profissional e as oportunidades de crescimento e altos ganhos são alguns dos atrativos para as mulheres. No entanto, após ingressarem no Conselho, muitas delas se destacam ainda mais, ocupando cargos de relevância. “Acredito que as mulheres encontram não apenas realização profissional, mas também satisfação pessoal, e muitas vão além, chegando a ocupar cargos de destaque e representação no Creci-RJ”, afirmou Corrêa, referindo-se às mulheres conselheiras, delegadas, diretoras e integrantes de comissões na autarquia.
    Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou a disparidade salarial no mercado de trabalho demonstrando que, em 2022, mulheres em cargos de gerência receberam, em média, 21,2% a menos do que os homens. No entanto, Corrêa destaca que a corretagem de imóveis não segue essa lógica: “Na nossa profissão, não há distinção de cor, idade, sexo, entre outros fatores. Assim que uma mulher ingressa na corretagem de imóveis, seus ganhos são iguais ou até mesmo superiores aos de muitos homens”, destacou.
    Christiana Honório, Diretora da Mulher no Creci-RJ, destacou a importância do crescimento da mulher corretora de imóveis no setor. “A presença feminina tem sido um motor de transformação. Somos capazes de promover inovação com sensibilidade, fazendo a diferença no mercado e contribuindo para um futuro mais justo e equilibrado.” À frente da Diretoria Adjunta da Mulher (DAM), Christiana coordena diversos projetos voltados à proteção e valorização da mulher na corretagem de imóveis.
  Com esse progresso na representatividade, o Conselho visa construir um futuro mais inclusivo e diverso, promovendo o reconhecimento e a valorização da mulher na busca pela equidade de gênero.