Consórcio imobiliário: uma alternativa estratégica de negócio para o corretor de imóveis

O Creci-RJ promoveu, no dia 30 de abril, a 35ª edição do PodCreci, com transmissão ao vivo pela TV Creci-RJ. O tema central do episódio foi o Consórcio Imobiliário, modelo que tem ganhado destaque como alternativa viável para aquisição de imóveis e oportunidade de negócios para corretores.

CRECI-RJ-Podcreci-Consórcio-imobiliário

Winny Soyat e Rodrigo Almeida, membros da Comissão Temática de Consórcios do conselho

Participaram do programa Winny Soyat e Rodrigo Almeida, especialistas na área e membros da Comissão Temática de Consórcios do conselho. Ambos ressaltaram o crescimento e a versatilidade dos consórcios no mercado imobiliário atual, especialmente diante das dificuldades de acesso ao crédito tradicional.

Durante o debate, Winny destacou que o consórcio deve ser reconhecido como uma forma legítima de aquisição, comparável à compra à vista ou financiada. 

“Nos seus melhores usos, o consórcio também atende a necessidades imediatas. Recentemente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mencionou a carência de soluções de crédito no mercado imobiliário. Pois bem, te digo que essa solução já existe: é o consórcio. Esse é o negócio que mais cresce no Brasil”, afirmou.

Rodrigo Almeida reforçou a segurança e o crescimento constante do negócio: 

“Estamos falando de um mercado que cresce mais de 20% ao ano, de forma consistente, nos últimos cinco anos. É fundamental que os interessados busquem profissionais capacitados, que conheçam o produto, para que as expectativas dos consorciados sejam realmente atendidas”, alertou.

Outro ponto abordado foi o papel estratégico do consórcio frente ao financiamento.

“Enquanto o financiamento é como jogar uma boia para quem está se afogando, o consórcio ensina a nadar. É a forma mais planejada e econômica de adquirir um imóvel”, comparou Winny.

Os convidados também falaram sobre os estigmas que ainda cercam o consórcio, especialmente a ideia de que ele não atende a desejos imediatos.

“Dependendo do perfil e da disponibilidade financeira do cliente, é possível sim contemplar uma carta de consórcio mais rapidamente do que se imagina, e com custos menores do que um financiamento tradicional”, ressaltaram.

Nesse contexto, o corretor de imóveis amplia seu papel e se consolida cada vez mais como um verdadeiro consultor financeiro, orientando seus clientes com soluções adequadas ao seu perfil e necessidades.

📺 Quer saber mais? Assista à íntegra do episódio no YouTube: Clique Aqui

Registros da 35° edição do PodCreci

*Postado em 05/05/2025

Outras Notícias