O auditório do Creci-RJ esteve de portas abertas no dia 18 de julho para receber palestra da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO-RJ) sobre Lei Geral de proteção de Dados. A inciativa é parte do programa Jornada de Palestras da ABO-RJ, trazendo como primeiro tema “LGPD e suas nuances à luz da LAI (Lei de acesso à informação)”.

O evento foi conduzido por Fernando Kaczelnik, assessor de governança corporativa e ouvidor da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística do Rio de Janeiro, além de servidor da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (EPPGG). Cerca de 50 pessoas estiveram presentes, entre ouvidores, funcionários do Creci-RJ e corretores de imóveis.

Fiquei muito feliz e honrado com o convite recebido. Foi um belo desafio falar para públicos distintos. Procurei abordar os temas de forma a despertar o interesse de todos e a importância do assunto para o dia a dia. Gostei muito do ambiente e clima em que ocorreu a palestra e o mais importante foi ver a participação das pessoas perguntando e comentando. O Creci-RJ e a ABO-RJ podem sempre contar comigo – destacou Fernando Kaczelnik.

Marcelo Moura, presidente do Creci-RJ, reiterou o compromisso do Conselho com a parceria firmada com a ABO:

– Estaremos sempre à disposição dos senhores para sediar e acolher os mais diversos encontros ou eventos que se façam necessários. Nosso objetivo é fomentar a integração do nosso Conselho com demais entidades e promover impactos positivos tanto para o corretor de imoveis quanto para a sociedade.

Os funcionários do Conselho também estiveram presentes na palestra. Para Lucas Arruda, do setor de Ouvidoria do Creci-RJ, foi uma oportunidade de aprendizado:

– Dentre os vários pontos abordados, os que mais me chamaram atenção foram os princípios da necessidade e da finalidade. À luz da LGPD, o agente público ou privado precisa verificar se a informação adquirida é imprescindível ao fim estabelecido pelo processo. Ou seja, os dados obtidos devem ser essenciais e proporcionais à prestação dos serviços oferecidos. Por outro lado, pela finalidade, as empresas, seja de direito público ou privado, não podem coletar informações e utilizarem para fins não especificados aos titulares dos dados.

O encontro contou com transmissão ao vivo pela TV Creci Rio no Youtube e permanecerá disponível na plataforma digital.