casa-sustentavel-apponto-blog

A arquiteta Babi Teixeira não troca por nada a tranquilidade de Campos, onde mora, pela agitação das grandes metrópoles. Mas, pelo menos uma vez por semana, vem ao Rio, onde tem um home office para atender clientes cariocas.

— Gosto da vida aqui em Campos. Minha casa é num condomínio que tem segurança. Mas meu filho tem vontade de morar no Rio — conta ela, que mora numa confortável casa de 310m², de dois andares, com três suítes, piscina e varanda gourmet, plantada num terreno de 450m².

A casa levou cerca de um ano e meio para ficar pronta e foi uma dobradinha com seu irmão Tomaz, com quem divide o escritório, seguindo a filosofia de sustentabilidade: tem um reservatório para aproveitamento de água da chuva, aquecimento solar e uso de luz natural. A fachada é de mármore travertino bruto e tem uma grande porta de madeira maciça. O material também é usado no painel na parte superior.

A arquiteta acredita que o ponto alto do projeto é o pé direito alto, de 8,85m, e os espaços integrados com a área externa. Mas destaca que a mata fechada que rodeia o terreno é um dos encantos da família, que aproveita ao máximo o contato com a natureza.

— Na varanda gourmet, há brises de madeira em peroba-do-campo de demolição para controlar a luz e a chuva. Na área externa, fica a piscina, revestida de pastilhas azuis. Nós mesmos nos encarregamos do paisagismo, que tem palmeiras, fênix, buchinhos e moreias.

Nos interiores, Babi procurou usar móveis claros e uma marcenaria em tons de bege.
Fonte: Caderno Ela – Jornal O Globo, 19/03/2016