Comissões Temáticas do Creci-RJ são tema do PodCreci
No dia 4 de dezembro de 2024, o episódio 27 do Podcreci, o podcast oficial do Creci-RJ, trouxe à tona a importância das Comissões Temáticas criadas pelo Conselho. A iniciativa visa fortalecer a atuação dos corretores de imóveis e promover o desenvolvimento do mercado imobiliário no estado do Rio de Janeiro. Durante o episódio, cinco especialistas de áreas essenciais do setor imobiliário compartilharam suas perspectivas sobre o projeto, seus planos de trabalho e as experiências sobre as suas áreas de atuação.
As comissões, criadas em 4 de novembro, têm como objetivo atender às demandas de diversos segmentos do mercado imobiliário, como Tokenização, Avaliação, Compra e Venda, Leilão e Locação. A informação foi compartilhada por Marcelo Moura, presidente do Creci-RJ, durante a solenidade que nomeou os membros.
“A proposta é fornecer dados e informações relevantes para fortalecer a instituição e a profissão de corretor de imóveis. Nossos coordenadores de comissões irão representar e mediar interesses na sociedade, no legislativo, no judiciário, em nossa classe e em outros públicos relacionados à instituição”, declarou.
Raí Urbano, coordenador da área de Avaliação, destacou a relevância das comissões para entregar valor à profissão e mostrar à sociedade o impacto do trabalho dos corretores. “Acredito que o objetivo das comissões temáticas seja agregar valor à nossa profissão e demonstrar para a sociedade o que somos capazes de fazer”, afirmou.
Wilson Martins, assessor parlamentar e professor da Unicreci, universidade corporativa do Conselho, agora também atuando na comissão de Locação, ressaltou o momento oportuno para retribuir ao mercado. “Sou agradecido pela confiança à frente da iniciativa e sinto que chega o momento de eu retribuir ao meu mercado por tudo que já conquistei”, declarou. Ele também destacou a importância de criar conteúdos, pautas, artigos e relatórios com dados relevantes para os diversos segmentos da profissão.
Alexandre Frickmann, economista com vasta experiência no mercado imobiliário, apresentou um panorama positivo para o segmento de compra e venda, apesar de um cenário macroeconômico desafiador.
“Acredito que é na dificuldade que o mercado vai discutir e encontrar soluções. É nosso papel, dentro das comissões, promover esse debate, trazendo para a discussão governantes e autoridades que possam contribuir com nossos panoramas e análises”, comentou. Frickmann também se mostrou otimista com a perspectiva de recuperação do mercado em 2025.
Raí Urbano, novamente, abordou o momento delicado do segmento de avaliação, especialmente com a tramitação do PL 2283/2021. “Faço parte da Bolsa Imobiliária do Rio de Janeiro. Lá, faço avaliações tanto com corretores quanto com engenheiros, e funciona assim há mais de 50 anos”, afirmou, reforçando a importância da cooperação entre as diferentes profissões do setor.
O episódio também trouxe insights de Marcelo Magalhães, coordenador da comissão de Tokenização e especialista em blockchain. Ele destacou o potencial promissor do mercado de tokenização para conectar proprietários de imóveis e corretores com novos compradores, especialmente aqueles que possuem criptomoedas como Bitcoin.
“Falar de tokenização é falar em investimento imobiliário com mais democratização e acesso, devido ao ticket médio mais acessível”, explicou.
Por fim, Daniel Morcillo, especialista no segmento de leilão, apresentou informações sobre as oportunidades oferecidas pelos leilões judiciais e extrajudiciais. “O leilão gera muitas oportunidades. Apenas no dia de hoje, temos mais de 7 mil imóveis disponíveis no site da Caixa com leilão aberto”, afirmou. Ele destacou que, mesmo para corretores iniciantes, existem oportunidades no segmento, desde que haja capacitação e especialização.
O episódio 27 do Podcreci foi uma oportunidade para entender melhor os objetivos e as iniciativas das comissões temáticas do Creci-RJ, que buscam transformar desafios em oportunidades para a classe dos corretores de imóveis e para o mercado imobiliário fluminense.