Sistema Cofeci-Creci e Caixa Econômica Federal debatem moradia digna e déficit habitacional brasileiro
Na sexta-feira, 25 de outubro de 2024, o Presidente do Creci-RJ e Vice-presidente do sistema Cofeci-Creci, Marcelo Moura, marcou presença em encontro com o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, na sede do Creci-PR, em Curitiba. Como anfitriã, a diretoria do Creci-PR recebeu também presidentes de entidades do setor, empresários e corretores de imóveis.
Durante a palestra, Carlos Vieira apresentou a obra resultante de sua dissertação de mestrado pela Universidade de Sorbonne. O livro aborda a experiência bem-sucedida de uma parceria público privada (PPP) no Distrito Federal, o projeto Jardins Mangueiral, que visa combater o déficit habitacional. Vieira destacou o potencial do modelo para enfrentar o desafio persistente da falta de moradias adequadas no Brasil.
“O acesso à moradia é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades,” afirmou Vieira. “Ele não apenas promove o desenvolvimento do saneamento básico, impactando diretamente a saúde, como também gera empregos e melhora a segurança pública.”
Luiz Celso Castegnaro, presidente do Creci-PR, reforçou a importância do evento para o mercado imobiliário. “A presença do presidente da Caixa aqui no Creci-PR é um marco para o setor. A Caixa sempre foi uma grande parceira do mercado imobiliário, e eventos como este são essenciais para que os corretores de imóveis possam se atualizar e se capacitar, fortalecendo ainda mais a relação com uma das principais instituições financeiras do país.”
O presidente do Cofeci, João Teodoro da Silva, também ressaltou o papel estratégico das parcerias público-privadas. “As PPPs são uma ferramenta valiosa para impulsionar o desenvolvimento urbano e habitacional no Brasil. Quando unimos a expertise do setor imobiliário com o apoio de instituições como a Caixa, criamos soluções eficazes para um problema que afeta milhões de brasileiros.”
Na visão de Marcelo Moura, Presidente do Creci-RJ e Vice-presidente do sistema Cofeci-Creci, o debate é necessário, visto que o déficit habitacional atinge mais de seis milhões de pessoas no país. “É extremamente importante nos inserirmos nesse debate, pois reconhecemos que esse também é um assunto de responsabilidade do nosso mercado. Tenho certeza que, como sistema, iremos atuar de forma propositiva, auxiliando em políticas públicas e atuando como facilitador na solução de moradia digna para todos”, disse.
O evento, que contou com a participação de diversos empresários e líderes do setor, reafirmou o compromisso da Caixa com o desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado imobiliário.
*Publicado em 29/10/2024
Veja mais registros abaixo