Ouvidores do Sistema Cofeci-Creci trocam experiências em Congresso da ABO

Com um conjunto de palestras, mesas redondas e oficinas temáticas, a 27ª edição do Congresso Brasileiro de Ouvidores, que termina nesta quarta-feira, 4 de setembro, no Rio de Janeiro, atraiu o interesse de profissionais que atuam nas ouvidorias de diversas regionais do Sistema Creci-Cofeci. Participaram do evento representantes do Rio de Janeiro, Goiás, Bahia, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Amazonas, Ceará, Alagoas, Santa Catarina e Pernambuco.

Na agenda, os participantes debateram temas como prevenção e combate aos assédios nas organizações, comunicação colaborativa, instrumentos de gestão e mediação de conflitos, por exemplo, usando cases de ouvidoria na administração pública e privada. Durante o Congresso, aconteceu o lançamento do livro  “Escutatória”, escrito por Thomás Brieu, diretor da DO IT Brasil.

O evento também promoveu uma Exposição de Pôsteres, com cerca de 30 trabalhos, entre os quais o do Creci-RJ, apresentando as iniciativas do Projeto de Acolhimento à Mulher em Estado de Vulnerabilidade, ligado à Ouvidoria da Mulher. Entre os destaques estão o certificado “Selo Empresa Amiga da Mulher”, concedido pelo governo do Rio de Janeiro, a Diretoria Adjunta da Mulher e a Ouvidoria Itinerante.

O conteúdo e o nível de aprimoramento entregues pelo Congresso realizado pela ABO Nacional e ABO-RJ servirão para os profissionais fazerem uma reflexão sobre os desafios que as ouvidorias do Sistema Cofeci-Creci têm pela frente.

“Hoje temos um grande desafio, a Ouvidoria da Mulher, que só tem dois anos de criação. Precisamos que as corretoras de imóveis e também as colaboradoras percebam que há um canal que pode ouvi-las”, comentou Márcia Nascimento, ouvidora do Creci-RJ e vice-presidente da ABO-RJ.

Para Luiz Gonzaga, superintendente do Creci-MG, o momento em Minas Gerais é o de consolidar a ouvidoria e uma cultura para ouvir os corretores e a sociedade.

“A Ouvidoria exige um ensino continuado dos profissionais, pois é uma criação cultural dentro da empresa”, observou Gonzaga, destacando que o objetivo é ter um atendimento eficiente tanto para os profissionais quanto para a sociedade.

Gabriel Beckman, superintendente do Creci-AM, avalia que seu principal desafio é dar publicidade de que no estado existe um órgão público para atender às necessidades dos corretores de imóveis e dos consumidores do mercado imobiliário.

“Os profissionais e a sociedade em geral precisam ter conhecimento de que podem contar com o Conselho para atender às suas demandas”, explicou, acrescentando que pretende usar a experiência vivida no Congresso da ABO para aplicar no Creci-AM.

Reportagem publicada no dia 4 de setembro de 2024.