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A via expressa que substituiu o Elevado da Perimetral estará em pleno funcionamento a partir de amanhã à tarde, quando a prefeitura abrirá a segunda galeria do túnel Prefeito Marcello Alencar. O trecho que faltava entrar em operação, do Aterro do Flamengo em direção à Avenida Brasil-Ponte, deverá receber de 20 mil a 30 mil veículos por dia, segundo estimativas da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio). As pistas do túnel no sentido Zona Sul já haviam sido abertas no dia 19 de junho. A expectativa do município é que o funcionamento completo da via expressa desafogue o trânsito não apenas das ruas internas do Centro, mas também dos túneis Santa Bárbara e Rebouças, que passaram a receber mais tráfego com a interdição da Avenida Rodrigues Alves para as obras, há mais de dois anos.

De acordo com projeções da CETRio, o Túnel Rebouças deverá ter uma redução de 10% a 15% na quantidade de veículos em circulação durante o rush da manhã. A queda, no fim da tarde, deverá ser de 20% a 25%. No caso do Túnel Santa Bárbara, a expectativa é que haja uma queda no movimento de 15% a 20% pela manhã e de até 25% no fim do dia.

Em junho, quando a galeria Caju-Zona Sul foi aberta, as mudanças já haviam contribuído para reduzir a quantidade de carros em circulação nos túneis da Zona Sul. Apenas o Rebouças registrou uma redução de 34% no volume de tráfego no primeiro dia.

PERIMETRAL FOI AO CHÃO EM 2014

A entrada em operação do novo trecho ocorre quase três anos após a interdição da Perimetral, que foi demolida, por etapas, entre novembro de 2013 e abril de 2014, como parte do projeto Porto Maravilha, de revitalização da Zona Portuária. O fechamento do elevado exigiu uma série de alterações no tráfego de veículos na região Centro.

– Quando a Perimetral foi demolida, ela já estava saturada. A via expressa é uma solução de engenharia mais integrada ao plano de revitalização da Zona Portuária e um ganho para a mobilidade da cidade – avaliou o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto (Cdurp), Antonio Gomes Silva.

As obras da nova via expressa começaram em outubro de 2012, quando a Perimetral ainda estava em operação, e mobilizaram cerca de 1,1 mil operários. Ao todo, foram escavados 450 mil metros cúbicos, sendo que 60% deste total foram reaproveitados no próprio canteiro de obras.
A nova via expressa tem 6,8 quilômetros de extensão em cada sentido e o maior túnel rodoviário do país. A galeria no sentido Caju, batizada de Mar, tem 3.382 metros de extensão. Já a galeria no sentido Zona Sul, chamada Continente, é menor, com 3.370 metros. Elas atravessam trechos da Avenida Rodrigues Alves e do antigo mergulhão da Praça 15. A opção por fazer parte da via expressa subterrânea permitiu implantar parte do projeto da Orla Conde na Zona Portuária ao transformar o trecho da Avenida Rodrigues Alves nas imediações da Praça Mauá em um calçadão.

VIA NÃO TEM SINAIS

Do Aterro ao Caju, a via expressa não conta com sinais em nenhum dos sentidos. O túnel tem duas áreas de recuo para o estacionamento de veículos em caso de pane mecânica e nove saídas de emergência, localizadas a cada 300 metros. Também foram instalados 46 telefones de emergência (call box), seis painéis de mensagens variáveis e 22 ventiladores divididos
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Ao todo, a via expressa conta com 105 câmeras de monitoramento. Destas, 54 foram instaladas na galeria que será inaugurada amanhã e 51 no sentido Caju-Zona Sul. As câmeras permitem monitorar o túnel 24 horas por dia em dois pontos distintos: o Centro de Operações da Concessionária Porto Novo e o Centro de Operações Rio (Cor) da prefeitura. Em caso de emergência, o usuário pode ligar para o número 0800 8807678. A via tem uma equipe de socorro fixa formada em cada turno por quatro operadores com motocicletas, dois operadores com picapes, um guincho e um sistema de rádio com frequência exclusiva.

CIRCULAÇÃO NORMALIZADA SÓ EM 2017

A nova via também conta com um sistema para prevenção de incêndios no túnel. Foram instalados 106 hidrantes. A cada 30 metros, foi instalado um extintor de incêndio. Assim como ocorre na pista já liberada, o trecho que será aberto ao trânsito tem limites de velocidade distintos, conforme o trecho: 40km/h em curvas, 60km/h após as curvas e 80km/h em linha reta.

A circulação de caminhões, bicicletas, skatistas e pedestres é proibida na via. O custo total do da via expressa chegou a R$ 4,5 bilhões.

Mesmo com a abertura do trecho que faltava da via expressa, a região central do Rio ainda tem obras viárias do Porto Maravilha que ainda não terminaram e causam ainda reflexos no trânsito. A circulação na região só será normalizada ao longo de 2017, quando está prevista a conclusão das obras de implantação do VLT na Avenida Marechal Floriano, que ficará exclusiva para o sistema de transportes por trilhos.

Fonte: Jornal O Globo – 20/07/2016