Quem Somos

O PAPEL DO CRECI

O Creci (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis) é um órgão de fiscalização da profissão, criado em 1962, no mesmo dia em que nascia o Cofeci (Conselho Federal dos Corretores de Imóveis). Juridicamente, é uma autarquia corporativa, ou seja, uma organização que pertence ao Estado, mas que tem certa autonomia para dirigir uma série de funções ou serviços de pessoas que desempenhem atividades similares. Mesmo podendo se autogerir, como qualquer autarquia, o Creci está sujeito à fiscalização por parte do Tribunal de Contas da União.

Embora se complementem em suas funções, Cofeci e Creci têm finalidades distintas, definidas pela Lei n0 6.530/78. Ao Conselho Federal cabe orientar, supervisionar e disciplinar o exercício da profissão em todo o território nacional. É dele também a autoridade para fixar os valores de penalidades de multas e para julgar, como última e definitiva instância, os recursos das decisões proferidas pelos Conselhos Regionais.
Os Creci’s, por sua vez, têm todos os poderes nos campos da fiscalização e do registro profissional dos corretores. No estado do Rio de Janeiro, este papel é desempenhado por nós, o Creci – 1ª Região.

o-creci-quem-somos

Os Conselhos se mantêm com as contribuições anuais de seus membros, pessoas físicas e jurídicas, e têm ainda o direito de cobrar pelos seus serviços e aplicar multas quando preciso.

Também é função dos Creci’s a seleção dos profissionais que podem desempenhar a atividade, após cumprirem as exigências de qualificação. A inscrição no Conselho é imprescindível para uma pessoa poder trabalhar como corretor de imóveis. Sem ela, o exercício da profissão se torna ilegal.
Outra diferença que vale destacar é a existente entre os Conselhos Regionais e os Sindicatos de Corretores de Imóveis. Os sindicatos são associações que têm o objetivo de defender os interesses comuns da categoria. Não são de sua competência legal a fiscalização da classe, o registro do profissional ou a cassação desse registro. Eles são livres, não estando sujeitos às autoridades públicas, exceto se praticaram crimes previstos nas leis penais.

SEDE, FORO E JURISDIÇÃO DO COFECI E DOS CRECI’S

O Cofeci tem sede e foro na capital da República e jurisdição em todo o território nacional. Cada Conselho Regional tem sede e foro na capital do estado e jurisdição em todo o território por ele abrangido. Por exemplo, no caso do Rio de Janeiro, com sede à Av. Presidente Vargas no 417, 19°,20° e 21° andares, o Creci – 1ª Região abrange todo o estado.

COMPOSIÇÃO DO COFECI E CRECI’S

O Cofeci é composto por dois representantes efetivos e dois suplentes de cada Conselho Regional, eleitos dentre os seus membros. Cada Creci é composto por 27 Conselheiros Efetivos e 27 Suplentes, eleitos de três em três anos.Somente poderão ser Conselheiros do Creci os corretores de imóveis com inscrição principal na jurisdição há mais de dois anos e que não tenham sido condenados por infração disciplinar.

ADMINISTRAÇÃO DO COFECI E DOS CRECI’S

O Cofeci e os Creci’s têm como órgão deliberativo o Plenário e como órgão administrativo a Diretoria, eleita dentre os seus membros.

A DIRETORIA É COMPOSTA DE:

1 Presidente
2 Vice-Presidentes
2 Diretores Secretários
2 Diretores Tesoureiros