Morar em uma casa de madeira é algo comum. Mas já imaginou se fosse um prédio inteiro construído com o material? Pois, apesar de raro, existe. E, em Bergen, na Noruega começou a ser erguido em abril o maior edifício de madeira do mundo, o Treet ou The Tree, que significa árvore.
Com 14 andares, o edifício terá 49 metros, ou seja, 17 metros a mais que o atual recordista, em Melbourne. A obra está prevista para ser concluída em outubro de 2015. Para o projeto, serão usados diversos tipos de madeira. A fachada, entretanto, receberá um revestimento em vidro e aço para proteger o material do clima úmido da cidade.
A empresa responsável pelo projeto, Bergen and Omegn Building Society, afirma que há um comprometimento sustentável e que o edifício vem sendo planejado nos últimos três anos e meio com a ajuda de uma consultoria em engenharia e tecnologia ambiental.
Ao todo, serão 62 apartamentos de luxo, com terraços e varadas. Os preços variam de 330 mil euros (R$ 1 milhão) a 440 mil euros (R$ 1,3 milhão), sendo que destes, 32 já foram comprados. Além da bela aparência, o projeto combina duas tendências de altura: de estruturas de madeira e construção modular.

 

 

Fonte: O Globo online, Morar Bem, 02/mai