Disponível no Brasil há cerca de dez anos, os telhados verdes vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado. Estações de tratamento de esgoto próprias também. Mas, agora, surge um sistema integrado que traz ainda mais benefícios às residências. É o Ecoesgoto, que além de propiciar o tratamento de esgoto de forma limpa, ainda aproveita a água para o resfriamento da casa e irrigação das plantas do telhado e parede verdes.

Funciona assim: em vez de construir uma fossa séptica, que todo prédio deve ter, constrói-se no terreno uma estação primária de tratamento aeróbico do esgoto, que vai receber todos os resíduos sólidos do banheiro e da cozinha. Todos mesmo: do papel higiênico aos restos de comida. Ou seja, adeus lixo orgânico. Tudo pode ser jogado descarga, ou ralo da pia, abaixo. Sem medo. Esses resíduos vão parar na estação que funciona de forma parecida ao de uma composteira, já que possui minhocas e bactérias que vão ajudar a decompor todo esse material. Ao menos é o que garante a empresa Ecotelhado, que criou o sistema integrado.

Segundo os técnicos, o resultado é uma água limpa, mas não potável, e fertilizada, ideal para ser usada na irrigação dos jardins, já que tem os nutrientes que a água clorada não tem. Ela é, então, bombeada por um encanamento até o telhado da construção. Ali, fica armazenada sobre a laje e sob um piso elevado, onde é colocado o substrato que servirá de base para as plantas que vão compor o telhado verde.

R$ 250, o metro quadrado do telhado

 Se a casa tiver fachada coberta de plantas ou brises vegetais, a mesma água pode ser usada na irrigação. Outra opção é implantar um sistema de condução da água de volta aos banheiros, para que possa ser usada nas descargas.

– Qualquer prédio ou casa pode implantar o sistema integrado. Mas acho que ele é ideal para escolas públicas, onde 70% da água é consumida nas descargas. Já pensou na economia? E os telhados verdes também são propícios para esses ambientes, já que climatizar todas as escolas públicas do país seria muito caro. O calor é o maior inimigo do estudante. A capacidade de aprendizado até diminui – acredita João Manuel Feijó, engenheiro agrônomo e diretor da empresa Ecotelhado, que criou o sistema, lembrando que os telhados verdes ajudam a diminuir a temperatura interna do prédio.

Segundo Feijó, a implantação do sistema não aumenta o custo da obra, já que o preço – cerca de R$ 250, o metro quadrado – é parecido ao de técnicas convencionais como de impermeabilização e cobertura do telhado.

Fonte: Jornal O Globo – 19/01/2014