Na manhã do dia 04 de setembro, no auditório da sede do Conselho, 47 convidados prestigiaram o aniversário de 10 anos da biblioteca do Creci-RJ. Em grande estilo, o evento contou com a presença do ilustre Desembargador e professor Sylvio Capanema que falou sobre a importância da literatura e do papel da biblioteca para estimular o Corretor de Imóveis a atualizar seus conhecimentos. Para completar a celebração, a biblioteca promoveu o lançamento do livro Logística aplicada e recebeu os convidados para uma tarde de autógrafo com a professora e escritora Maria Helena Lessa.

A cerimônia de abertura do evento foi iniciada pela Bibliotecária e Coordenadora da Biblioteca do Creci-RJ, Regina Gaglianone, que compôs a mesa junto com o 2º Vice-Presidente Casimiro Vale da Silva, o Desembargador Sylvio Capanema e a Assessora pedagógica e de RH do Creci-RJ, Maria Helena Lessa. Com muita alegria, Regina contou um pouco da história da biblioteca do Creci-RJ e comentou como eles trabalham em parceria com outros setores do Conselho:

– Nós temos um trabalho legal chamado O Dia D, em parceria com a ouvidoria. Neste dia os filhos dos funcionários do Creci vem para o Conselho para um dia de diversão e todas as vezes eles convidam a biblioteca para participar trazendo um escritor ou um contador de histórias – disse Regina.

A Bibliotecária lembrou que além da coordenação da biblioteca eles administram a Editora Espaço e Luz e trazem alguns escritores para um dia de autógrafos. Gaglianone aproveitou para convidar a todos para a tarde de autógrafo com a escritora e Assessora Maria Helena, que lançou o Livro Logística aplicada a pequenos e médios negócios neste dia.

Visivelmente emocionado, o Casimiro Vale da Silva, tomou o discurso após as palavras da Coordenadora Regina. Segundo Casimiro, o Creci-RJ queria mudar a imagem do Corretor de Imóveis para ter a valorização deste profissional e o reconhecimento da sociedade. Por esse motivo, pensaram na criação de um centro cultural e uma biblioteca.

– Nós fomos plantando essa ideia da cultura do Corretor de Imóveis e fizemos a biblioteca no andar da diretoria, que é onde recebemos as visitas e também a imprensa. Assim as pessoas poderiam perceber que nós temos interesse pelo aprendizado e pelo conhecimento – afirmou Casimiro.

A Assessora Pedagógica, Maria Helena Lessa, elogiou também o trabalho realizado por todos da equipe e completou afirmando que trazer a biblioteca para o Conselho foi a primeira semente da educação plantada no Conselho. Segundo a assessora essa iniciativa reflete na postura dos corretores que estão presentes e participando dos cursos ministrados atualmente pela UniCreci.

– A biblioteca faz parte desse caminhar da Universidade corporativa. Sem vocês a gente não teria chegado aonde nós estamos hoje.

Logo após as palavras da Assessora, o Desembargador Sylvio Capanema começou a palestrar lembrando da importância da leitura que faz as pessoas viajarem juntas. De acordo com o Capanema uma biblioteca é ainda mais importante atualmente devido ao avassalador ataque da internet, que afasta os jovens de hoje do contato com o livro. Para ele as crianças e os jovens são limitadas ao que está escrito na internet que nem sempre tem a qualidade dos autores clássicos. Ainda de acordo com o professor os estrangeirismos empobrecem nossa língua por influência da linguagem cibernética.

Ao final da palestra, Capanema foi muito aplaudido e assediado pelos convidados que tiraram fotos para guardar de recordação deste momento.