Planeja morar em outras cidades do mundo, conhecer outras culturas? Então, saiba que Toronto ficou no topo do ranking das melhores cidades do planeta para os jovens viverem, segundo pesquisa com 1.500 entrevistados. Berlim e Nova York ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, na lista. O Índice YouthfulCities classifica as cidades em 16 aspectos, incluindo a estabilidade econômica e a vida cultural

 

1 – Toronto

Toronto foi eleita a melhor cidade do mundo para os jovens, de acordo com o Índice YouthfulCities, que leva em consideração vários quesitos, incluindo transporte, acessibilidade e emprego.

2 – Berlim

Berlim marcou pontos com a vida cultural, especialmente na categoria de música e cinema. Do Museu Bauhaus ao Muro de Berlim, passando pelo Jardim Zoológico, há muito para se ver na cidade.

 3 – Nova York

Nova York ficou em terceiro lugar geral. A atuação do governo local tem ajudado a cidade especialmente no quesito participação cívica.

4 – Dallas

Dallas ficou em quarto lugar, com ótimos resultados nos quesitos espaço público e desporto. Também marcou muitos pontos com o empreendedorismo.

 5 – Paris

Paris alcançou o quinto lugar como a cidade mais amigável para os jovens. A capital francesa ficou em primeiro lugar na categoria de moda e arte, graças à sua rica história da arte e de sua semana de moda, conhecida em todo o mundo.

6 – Chicago

Chicago, em sexto lugar, só perdeu para Dallas nos quesitos espaço público e desporto.

7 – Londres

Londres ficou em sétimo lugar, tendo alcançado o segundo lugar na categoria diversidade.

8 – Los Angeles

Los Angeles ficou na oitava posição geral: a cidade é considerada por alguns como sem alma, mas para outros, oferece uma riqueza de oportunidades. Ela ficou em primeiro lugar na categoria empreendedorismo.

9 – Tóquio

Tóquio ficou no nono lugar geral. Famosa pela sua animada vida noturna e por ser uma cidade cara, ficou em primeiro lugar na categoria de status econômico.

10 – Seul

Seul ficou em décimo no índice geral e chegou primeiro na categoria sustentabilidade ambiental: é considerada uma das cidades mais verdes do mundo.

 

Fonte: Jornal O Globo – 26/11/2013