Dois moradores de Seropédica vão passar a contar com um programa de incentivos econômicos para construir ou reformar seu imóvel residencial, seguindo alguns dos padrões da engenharia ambiental. O chamado IPTU Verde, lançado pela prefeitura, prevê um benefício de redução de até 15% no valor do tributo, em função da adoção de orientações de engenharia sustentável concedidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócios.

Para requerer o benefício o contribuinte deverá solicitar o desconto do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) anual no prazo de até 31 de outubro, já tendo cumprido as requisições na construção e/ou reforma de sua residência. A concessão do benefício é válida apenas para imóveis residenciais.

O programa de incentivos visa principalmente a estimular a economia de recursos naturais. Algumas das medidas estimuladas pelo projeto são a utilização de energia limpa e/ou renovável, reutilização de água, reciclagem, acessibilidade, entre outras. A iniciativa é um estímulo para desenvolver ações que visem à melhoria da qualidade de vida.

“Os temas ambientais foram de fato incorporados à administração pública de Seropédica, utilizando-se mais do que somente a expressão ‘Cidade Sustentável’. Compreendendo a importância do tema, nossa gestão tem sustentado nas suas diversas áreas de atuação, programas, projetos e iniciativas que visem preservar os recursos naturais, otimizando a capacidade produtiva do município”, disse o prefeito Alcir Fernando Martinazzo.

Fonte: Jornal O Dia – 15/07