A importância do trabalho em conjunto com profissionais de diferentes áreas

Ninguém faz sucesso sozinho. Esse é um dos ensinamentos profissionais mais utilizados para quem atua em profissões liberais, caso dos corretores de imóveis. Isso se justifica, pois para alcançar uma carreira bem sucedida é necessário formar parcerias, sejam elas com profissionais de dentro da sua área de trabalho ou mesmo fora dela, com aqueles que atuam em meios afins.

Um exemplo disso são dois ramos distintos, mas que algumas vezes se correlacionam entre si, a Corretagem de Imóveis e o Direito. O profissional advogado pode até entender e ser especializado em Direito Imobiliário, porém não pode, por força de legislação, atuar na compra e venda de imóveis realizando a intermediação. Da mesma maneira, o corretor de imóveis pode, e deve, conhecer a documentação imobiliária e estar a par de todo o trâmite processual no que diz respeito à negociação, porém não pode exercer o papel do advogado.

Então, é interessante que esses dois profissionais formem parcerias e ajudem um ao outro para satisfazer o interesse do cliente final. Para o corretor de imóveis isso é fundamental visto que a parceria traz informações e serviços para o consumidor que o ajuda na hora de decidir a compra ou a venda de determinadas unidades.

Para quem atua na intermediação imobiliária outro ramo em que é importante estabelecer parcerias é a contabilidade. Como o mercado imobiliário é um ramo em que os valores são altamente expressivos, isso envolve pagamento de impostos e pode gerar muita dor de cabeça ao cliente, com cálculos e mais cálculos. O corretor de imóveis deve conhecer essas informações e repassar ao cliente, mas ter um contador que o ajude nesse aspecto é sempre muito importante, e também garante ao cliente uma segurança a mais.

Outros profissionais que os corretores de imóveis podem realizar parcerias estratégicas são os de marketing e redes sociais. A confecção de um site, o gerenciamento do facebook e mesmo ações para ajudar na captação e venda de unidades são molas propulsoras para o caixa do corretor e pode trazer para toda a cadeia de profissionais mais cliente e, consequentemente, mais lucro.

Parcerias entre corretores

Além de buscar profissionais de áreas afins, é muito importante que o corretor de imóveis estabeleça parcerias entre aqueles que compõem a sua categoria. A parceria entre corretores é a solução e, muitas vezes, a maneira mais fácil de vender mais e melhor.

Através do contato com outros profissionais, o corretor de imóveis pode achar o cliente ou o imóvel necessário. Nos EUA e Europa essa é a modalidade de venda que mais acontece.

O Creci-RJ disponibiliza um serviço exclusivo para essa parceria acontecer: o Imóveis Rio Online. Um portal que é também um classificados de imóveis e uma mão na roda para quem quer achar o cliente ou o imóvel desejado. Basta acessar o www.imoveisrioonline.com.br.