Em Alphaville, foram vendidos 400 lotes em quatro horas. No Privilege Golf, 95% dos 360 lotes também já estão nas mãos de turistas e trabalhadores do Comperj, que fica a 20 quilômetros. “Neste loteamento, de 500 mil metros quadrados, por exemplo, toda a infraestrutura está pronta, com calçamento e tratamento de água e esgoto”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Lourival Cazula.
Quem precisava ir até o Centro tinha que percorrer uma distância 10 vezes maior. Era preciso passar por Saquarema praticamente”, contou o jardineiro Gilson de Souza, de 55 anos, que mora próximo da ponte.
Comércio critica informalidade Apesar do grande contingente populacional chegando na cidade, a Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Maricá não sente esse impacto na economia. “Aumentou muito o número de pessoas, mas a infraestrutura ainda está muito precária. O crescimento pode se reverter em investimentos para município, mas não se reverteu para os moradores e o comércio.
“Nos finais de semana e feriados, quando os comerciantes poderiam tirar um dinheiro extra, mais camelôs se instalam aqui. A cidade está inchando, mas não há circulação de capital para o comerciante legal”, criticou. Dono da padaria Pão Quente da Barra, no bairro da Barra, Itamar de Souza, de 68 anos, está satisfeito com chegada do asfalto na região. “Esperava esse asfalto há 15 anos e agora está tudo certinho. Houve um aumento de 20% no fluxo daqui. A minha renda melhorou bastante”, ressaltou.
Arco Metropolitano beneficia a cidade A criação do Arco Metropolitano, que deverá chegar até Maricá em sua segunda fase, também é fundamental para o desenvolvimento da cidade. “Maricá está crescendo e estamos criando novas alternativas.
Outra ação que destaca são as obras de infraestrutura no distrito de Itaipuaçu, onde não havia tratamento de esgoto, saneamento, mobilidade urbana, nem asfalto. A ideia é fazer a dragagem e a drenagem dos canais para ligar Itaipuaçu a Maricá, onde vai haver uma linha de transporte de passageiros.
A cidade também quer se tornar conhecida no mundo inteiro para atrair recursos estrangeiros.
Fonte: Jornal O Dia – 03/09/2014