Uma das grandes dúvidas de quem quer colocar o próprio imóvel à venda é que preço anunciar. E de quem compra, uma ideia de quanto custa um apartamento em determinada região. Para que os futuros vendedores tenham uma ideia do que solicitar – e os compradores de quanto terão que desembolsar -, o Zap, portal de imóveis on-line, criou uma ferramenta que permite saber qual é o valor médio atualizado de um apartamento. E isso através de uma busca pela região, rua e até pelo nome do edifício.

 

A estimativa é feita a partir de uma base de dados do site que incluem os anúncios já publicados da rua ou do prédio, a valorização do metro quadrado do local, a correção do Índice FipeZap, além de considerar os empreendimentos e facilidades no entorno, como mercados, shoppings e áreas de lazer. O serviço é gratuito e abrange todo o país.
– Nossa base de dados inclui anúncios feitos nos últimos 10 anos, que têm seus preços corrigidos segundo cálculos do FipeZap. Também aplicamos sobre os valores já um desconto de 6,5%, que, de acordo com estudos que fizemos, é a margem de negociação geralmente praticada no mercado – explica Eduardo Schaeffer, CEO do ZAP.
Ele ressalta que a ferramenta tem o objetivo de servir de estimativa e não como é uma avaliação precisa.
A consulta pode ser feita no link Mapa de preços. Basta colocar o nome da rua ou edifício onde você quer consultar que a ferramenta vai procurar a referência mais próxima, caso não tenha especificamente no prédio de interesse. Na tela, vão aparecer pontos vermelhos.
É só passar o mouse sobre eles que será possível visualizar: a data do último anúncio, o preço médio do metro quadrado e valor estimado do imóvel. Quando disponível, também podem ser vistos dados da tipologia, como área útil e dormitórios. A ferramenta também mostra se o preço anunciado é compatível com os demais ao redor.

 

Fonte: O Globo Online – 12/09/2014