A Secretaria de Estado de Transportes anunciou ontem que devem começar em 2017 as obras de extensão da linha 2 do Metrô. entre o Estácio e a Praça XV. O projeto pré a utilização da estação subterrânea Carioca – 2. construída na década de 80, embaixo da plataforma atual. A configuração da estação é similar a atual, com três plataformas para embarque e desembarque de passageiros. Com a expansão da linha 2, a Carioca será importante para integração das linhas 1,2 e 4.

O projeto tem 3,7 quilômetros de extensão e prevê e cinco estações (Estácio, Catumbi, Praça da Cruz Vermelha. Carioca e Praça XV). O planejamento operacional inclui redução de intervalos e utilização de composições com oito carros, garantindo maior oferta, mais conforto e comodidade aos usuários. O projeto de engenharia já está sendo elaborado pela concessionária MetrôRio e a previsão é que fique pronto em agosto de 2016, o que permitiria a licitação e execução das obras a partir do ano seguinte.

Segundo o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osório, o projeto de engenharia irá dar a dimensão do custo final da obra, o traçado, método construtivo e o cronograma de execução. “Este é o projeto de melhor custo/benefício de infraestrutura de mobilidade no Brasil. São 3,7 km para agregar mais 400 mil passageiros dia no sistema. Então, nós entendemos que a participação da iniciativa privada no financiamento da obra será significativa. Isso reduz a necessidade de recursos públicos principalmente num momento de dificuldade orçamentária que vive o Rio de Janeiro e o Brasil” disse o secretário.

A expansão é fundamental para dar mais conforto aos usuários do sistema metroviário, já que a linha 2 alcançou o limite da capacidade. “Atualmente. a linha 2 se entrelaça com a linha 1 na altura da Central, o que impede a redução de intervalos nas duas linhas. Com a expansão, a linha 2 chegará direto ao Centro e ainda será possível reduzir pela metade os intervalos entre os trens. Durante as obras não haverá interrupção da circulação de trens e passageiros nas plataformas que já estão operando na Carioca”, disse.

A secretaria também confirmou que está em andamento a elaboração do Plano Diretor Metroviário (PDM), que vai planejar o crescimento do sistema até 2045. A população será ouvida no processo e o plano será apresentado em março de 2016. Já foram realizadas reuniões com moradores e comerciantes nos bairros Méier, Jacarepaguá e no Centro. A próxima agenda será realizada na Tijuca, na próxima semana. Neste momento, a prioridade do governo do estado é a conclusão das obras da Linha 4, a expansão da linha 2 e a construção da Linha 3. atendendo os municípios de Niterói e São Gonçalo.

 

Fonte: Jornal do Commercio – 19/11/2015