brt

A partir de hoje, os cariocas podem utilizar dois novos trechos do BRT que, até então, funcionavam exclusivamente para o público da Olimpíada: o BRT Transolímpica, que liga Deodoro ao Recreio, e o Lote Zero do BRT Transoeste, que vai do Terminal Alvorada ao Jardim Oceânico, na Barra.

Apresentado como um dos legados dos Jogos, o Lote Zero tem como trunfo a possibilidade de integração com a Linha 4 do metrô, no Jardim Oceânico. No entanto, os passageiros ainda terão que esperar um pouco para usufruir desta comodidade. Isso porque, enquanto a prefeitura decidiu liberar o BRT para o público ao fim da Olimpíada, o Metrô Rio, que é de responsabilidade do governo do estado, anunciou que a Linha 4 do metrô só vai abrir após a Paralimpíada.

– Claro que há um desejo enorme da população em poder utilizar a Linha 4, mas há questões de segurança do sistema para serem resolvidas e a utilização se dará em momento oportuno – comentou ontem, o secretário executivo da Prefeitura do Rio, Leonardo Picciani.

A operação dos novos trechos será implementada de forma progressiva. O Lote Zero começará com três serviços: Terminal Alvorada – Jardim Oceânico (parador), 24h por dia; Jardim Oceânico Recreio (parador), das 5h à 1h, e Jardim Oceânico – Terminal Olímpico (parador), das 5h à 1h. O BRT Transolímpica funciona 24h.

Todas as estações entram em operação, à exceção de duas: Parque Olímpico, que só abre depois da Paralimpíada, por uma questão de logística, e estação Sulacap, que será aberta quando for inaugurado o serviço expresso do BRT.

O BRT Transbrasil ficou para 2017, sem data definida.

Fonte: Jornal Extra – 23/08/2016