Sem dúvidas um dos procedimentos mais importantes na locação de imóveis é a vistoria. Previsto no contrato de locação que o locatário deve devolver o imóvel nas mesmas condições que encontrou no início do acordo locatício, qualquer dano deverá ser reparado pelo inquilino antes da devolução da unidade imobiliária.

Para evitar o desgaste entre as partes na hora da devolução das chaves, é fundamental que o corretor de imóveis elabore um laudo de vistoria, assim que o contrato é firmado, atestando a situação do imóvel, descrevendo as características detalhadas de cada cômodo, observando o estado de conservação de pisos, paredes, forros, armários, instalações elétricas e hidráulicas entre outras informações.

Uma ação importante é fotografar cada detalhe, pois mostra às partes o estado de conservação da unidade naquele momento.

Ainda tem dúvidas do que deve ser observado? Estabelecer um roteiro é fundamental para que o corretor dê segurança tanto para o inquilino quanto para o locador. Fique atento aos os detalhes descritos nos tópicos abaixo:

Montar um checklist

A organização é essencial. A preparação pode fazer toda diferença. Muitos pontos devem ser observados no momento de uma vistoria, e por isso não é surpresa que aconteça do corretor se esquecer de algo. Para que isso não ocorra, a montagem de um “checklist” antes da vistoria se torna indispensável. Listando os itens a serem observados fica bem mais fácil ter a certeza de que todos os detalhes serão analisados. Assim, há uma economia de tempo até mesmo durante a visita, e também há a redução de ruídos entre as partes.

Observar a infraestrutura

O imóvel precisa estar em boas condições de infraestrutura para um bom negócio, evitando conflitos, ou seja, o corretor deve se certificar dessas boas condições. Seja o estado da pintura e acabamento, telhas, piso, tudo tem que ser analisado com extrema atenção. Lembrando que a parte externa não pode ser negligenciada.

Atenção ao que não pode ser visto

As instalações elétricas e hidráulicas devem ser testadas pelo corretor, se possível mais de uma vez, para garantir que tudo está funcionando corretamente e que não venha futuramente trazer prejuízo, ou perigo. Portas, janelas e fechaduras também precisam ser verificadas, para evitar conflitos e também preservar o imóvel.

Fazer registros

Hoje praticamente todos têm uma boa câmera em mãos, com seus smartphones e tablets, e por mais que não pareça tão importante, tirar muitas fotos registrando todos os detalhes do imóvel proporciona uma segurança e também dá garantia para a imobiliária e ao corretor.

Importância do laudo de vistoria

O laudo de vistoria é de suma importância, pois ele documenta todos os detalhes a respeito do imóvel, para que seja de conhecimento das partes na negociação. Tudo que foi observado durante a vistoria, seguindo as dicas anteriores, deve ser documentado no laudo.