Promoção, valorização e defesa dos direitos da mulher são uns dos principais objetivos do Conselho

No mês em que comemoramos o Dia Internacional das Mulheres, o Creci-RJ também tem muito a comemorar. O Conselho agora é certificado como Empresa Amiga da Mulher, na categoria prata. Trata-se de uma chancela anual conferida pelo Governo do Estado às instituições que contribuem com ações e projetos de promoção e defesa dos direitos da mulher.

Desde que a Diretoria Adjunta da Mulher (DAM-RJ) foi criada no Conselho, em março de 2022, muitos esforços estão sendo envidados em prol das mulheres corretoras de imóveis e colaboradoras do Creci-RJ. Vinculada à presidência, a DAM-RJ tem o objetivo de elaborar e implementar, em todas as esferas, políticas públicas sob a ótica de gênero. Visando combater o assédio, a diretoria trabalha também no sentido de garantir a equidade profissional, além de apoiar e proteger as corretoras de imóveis e colaboradoras da instituição. “Desejamos ser um facilitador na garantia de igualdade e oportunidades de direitos entre homens e mulheres, de forma a assegurar o pleno exercício de cidadania e direitos no âmbito do mercado imobiliário”, disse a Diretora da DAM-RJ, Christiana Honório.

Com quase dois anos de existência, várias são as frentes de atuação e os atendimentos efetuados pela diretoria, desde corretoras que procuram apoio em busca de amparo psicológico para lidarem melhor com as pressões inerentes à profissão até desafios mais delicados, como assédios e violência doméstica. O aconselhamento jurídico também fez diferença na vida de muitas profissionais, que buscam por melhores interpretações de normas e leis, resolução de conflitos na esfera trabalhista e melhores maneiras de lidar com desafios e situações complexas que surgem na prática da atividade. Houve também a promoção de ações educativas e de conscientização, com temáticas do universo feminino. Um passo importante foi o Termo de Cooperação Técnica (TAC) firmado com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) e a criação de cartilha contendo informações úteis para a classe profissional. “Eu e estou muito satisfeita com o trabalho que venho observando em nossa diretoria voltada às mulheres e desejo ver o Creci-RJ aliado e em parceria com outras instituições, no intuito de atuar com ações propositivas, ampliando ainda mais os esforços em prol da mulher”, acrescenta a diretora.

Christiane comenta que esse é um passo importante, pois vai colocar o Conselho em uma posição de visibilidade e autoridade, possibilitando mais frentes de atuação em prol do público feminino. Estamos instruindo nossas representações regionais, por meio das conselheiras e delegadas, para reverberarem e ampliarem essa rede de acolhimento e proteção também em suas cidades. A DAM pretende se tornar uma referência, reverberando para além do Creci-RJ uma corrente do bem, pois acreditamos verdadeiramente nesse trabalho e sabemos o quanto ele faz diferença na vida de mulheres”, finaliza.

Confira aqui a publicação no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.