Creci-RJ prestigia o 6º congresso promovido pela BIB-RIO

Evento da BIB-RIO reuniu especialistas para discutir temas como exclusividade em rede, reforma tributária, lei de alienação fiduciária e uso da inteligência artificial no mercado imobiliário

   No dia 15 de abril, o Radisson Hotel, na Barra da Tijuca, sediou o 6º Congresso da BIB-RIO – Bolsa de Imóveis do Rio de Janeiro. O evento reuniu corretores de imóveis, representantes de entidades e especialistas do setor para discutir os principais desafios e perspectivas do mercado imobiliário.

   Com uma programação intensa ao longo de todo o dia, o congresso abordou temas estratégicos para o mercado imobiliário, como os efeitos da reforma tributária no mercado, os impactos da inteligência artificial, a construção de vínculos com o cliente em tempos de desconfiança, a exclusividade em redes de parceria, além de questões jurídicas como a comparação entre alienação fiduciária e promessa de compra e venda, alternativas relevantes diante da alta da Selic, além de venda antecipada de bens de espólio em inventários extrajudiciais.

Foto do CRECI-RJ no Congresso da BIB-RIO 2025

6º Congresso da BIB-RIO - Bolsa de Imóveis do Rio de Janeiro

Destaque para o painel sobre “Exclusividade em Rede”

Painel discute exclusividade em rede no mercado imobiliário, no congresso BIB-RIO

  Um dos momentos mais aguardados do evento foi o painel que trouxe à tona o tema exclusividade em rede. O debate contou com a participação de Francisco Egito, coordenador da Universidade Corporativa do Conselho (Unicreci); Vinicius Augusto, conselheiro do Creci-RJ; Edson Parente, presidente da BIB-Rio; e Marcelo Borges, diretor de locações da Abadi (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis).

  Para Vinicius Augusto, conselheiro do Creci-RJ, a exclusividade é um caminho inevitável para o corretor moderno.

“Pensar exclusividade é pensar credibilidade, pensar exclusividade é pensar domínio de oferta. Esse é o futuro, o futuro é exclusividade”, afirmou.

  Na mesma linha, Francisco Egito destacou os benefícios da exclusividade tanto para os profissionais quanto para os clientes. 

“Ela garante ao corretor dedicação total ao imóvel. Ele poderá investir mais em marketing, promoções e alcançar melhores resultados. Terá mais autoridade sobre o bem e, além disso, é uma estratégia eficaz tanto de venda quanto de captação de novos clientes”, pontuou.

Parceria institucional e fortalecimento da classe

Durante o evento, Wilson Martins ressaltou a importância da presença institucional do Creci-RJ.
Segundo ele, o Conselho tem se mostrado um parceiro estratégico da BIB-RIO.

   “Essa é a 6ª edição do congresso e percebemos sempre a presença e interação do Conselho com o mercado imobiliário. Um dos propósitos da bolsa de imóveis é congraçamento e oportunizar parcerias e negócios, então ambas instituições estão em plena sintonia por fomentar os mesmos ideais em nossa atividade. Somos gratos pela reciprocidade que temos recebido do Creci-RJ”, declarou.

Foto do CRECI-RJ no Congresso da BIB-RIO 2025

Temas atuais e soluções práticas

   O congresso também contou com nomes de destaque no mercado como Carlos Gabriel Feijó, André Batalha, Raphael Thomé e Jota Baptista. Durante o evento, Luiz Felipe Berge, conselheiro do Creci-RJ, comentou sobre a qualidade dos conteúdos apresentados e fez questão de destacar os aprendizados sobre inteligência artificial (IA). Para ele, o momento foi essencial para reforçar que a tecnologia deve ser vista como aliada, e não como uma ameaça:

“Não somos insubstituíveis. A IA está aqui para nos ajudar, não para nos substituir.”

Ele também ressaltou a importância da qualificação contínua para que os profissionais do setor evoluam de simples apresentadores de imóveis para verdadeiros consultores:

“É fundamental se capacitar e entender o que está acontecendo. Precisamos assumir o papel de consultores, e não apenas o de mostradores de imóveis”, concluiu

Com participação ativa em debates estratégicos e apoio institucional, o Creci-RJ reafirma seu compromisso com o fortalecimento da categoria e com a construção de um mercado imobiliário cada vez mais moderno, ético e conectado às transformações da sociedade.

*Postado em 17/04/25

6º Congresso da BIB-RIO reúne especialistas para discutir inovações no setor imobiliário