conheca-alguns-materiais-alternativos-na-hora-de-escolher-seu-acabamento

Porcelanato, corian, cerâmica, pintura e piso vinílico são algumas opções para substituir rochas ornamentais, como mármore ou granito. Isso porque esses materiais são alternativas mais em conta economicamente. “Todo material é viável e sendo executado com a orientação técnica devida pode ser uma boa opção e terá um efeito agradável e eficiente”, opina o arquiteto Tiago Salles Teruel, de Votorantim (SP).

É preciso observar certas qualidades do material para promover uma maior durabilidade. Deve-se atentar ao acabamento superficial, à cor, textura e à resistência física e mecânica, especialmente para o dimensionamento de placas ou ladrilhos. É ideal entrar em contato com um profissional da área para que ele indique qual o melhor material para cada ambiente.

Porcelanato

O revestimento já é conhecido por ser duradouro. Está entre os mais escolhidos por arquitetos, designers e clientes. Os motivos são vários: alta resistência à abrasão, durabilidade, grande variedade de texturas. As marcas que fabricam este tipo de piso cerâmico inspiram-se em outros elementos, como pedra, madeira, cimento, metal, couro e o que imita o aspecto do mármore para formar uma gama de opções. Não é a alternativa mais viável economicamente, mas não se compara ao valor da pedra.

Corian

O corian é um material criado especificamente para ser uma alternativa mais barata ao mármore. É 100% feito de plástico. Fácil de ser moldado, é resistente a danos, manchas e até bactérias. A limpeza é simples e prática.

Cerâmica

Custa metade do preço do mármore. É usado principalmente em revestimentos de parede, de fácil manutenção. Uma desvantagem é o rejunte, material de pouca resistência e que encarde facilmente.

Pintura

As principais marcas de tinta têm linhas de efeitos que imitam outros materiais, um deles o mármore. Economicamente mais barata e menos espessa. A durabilidade não é seu forte.

Uma das vantagens, explica Tiago, é justamente o preço, mas outros cuidados depois da compra do material tem de ser tomados. “A economia financeira na compra dos produtos é uma vantagem, porém, a construção civil encarece pela ausência de mão de obra qualificada para a execução do trabalho, podendo prejudicar a instalação desses materiais”, comenta o arquiteto, de 35 anos.

Vinil/piso vinílico

Outro material que tem uma gama de cores, estilos e padrões diversificados. Sua instalação é fácil e rápida, pois se dá por encaixe. Dessa maneira, retirar sem danificar o vinil é simples. Uma das características é que não mancha, não deforma e é antiderrapante. É utilizado geralmente como piso.

O arquiteto fala ainda que é necessário avaliar a mão de obra que irá executar a aplicação, se tem capacidade para executar o serviço. “Deve-se utilizar o Granilite e o revestimento cerâmico terá um resultado desejado e equivalente ao mármore”, termina Tiago.

Fonte: G1 – 30/11/2016