financiamento

A Caixa Econômica Federal vai passar a financiar até 70% dos imóveis usados, a partir do dia 24 deste mês. O banco já havia comunicado a ampliação da margem, mas ainda não tinha anunciado quando a mudança entraria em vigor em suas agências. Em maio do ano passado, o banco reduziu o limite de financiamento de 80% para 50%, dificultando a concessão de crédito para a compra da casa própria. Agora, vai recompor parte desse percentual, chegando a 70%. Apenas no caso de trabalhadores do setor público (servidores), a cota subirá de 60% para 80% do valor de avaliação do bem.

O preço do imóvel será limitado a R$ 750 mil nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, além do Distrito Federal. Em outras localidades, o limite fixado será de R$ 650 mil.

As mudanças valerão para financiamentos que usam recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). As novas regras não serão aplicadas aos financiamentos feitos usando recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou pelo programa “Minha casa, minha vida”.

Pelas regras, o cliente pode pagar um imóvel usado residencial ou comercial em até 35 anos. As taxas de juros variam de 9,5% a 9,9% ao ano. Na linha de crédito do SBPE, o interessado pode ter outros imóveis em seu nome e não há limite de renda mensal. As prestações são debitadas em conta-corrente na Caixa ou diretamente na folha de pagamento.

O banco também voltará a permitir o financiamento do segundo imóvel, nas mesmas condições de pagamento do primeiro. Essa linha de crédito estava fechada desde agosto do ano passado, mas o cliente poderá ter dois imóveis financiados simultaneamente ou ganhar tempo para vender o primeiro imóvel.

Fonte: Jornal Extra – 15/03/2016