credito
Ao anunciar anteontem novos limites para o financiamento da casa própria, a Caixa Econômica Federal também ampliou as quotas para empréstimos imobiliários a servidores. Os funcionários públicos têm condições mais facilitadas no crédito da Caixa, em relação aos trabalhadores do setor privado. Enquanto o banco financia até 80% do valor do imóvel usado para os servidores, a cota dos demais trabalhadores é de 70%. No caso do imóvel novo, o financiamento para o setor público chega a 90%, e, para os trabalhadores do setor privado, é de 80%. As regras valem para empréstimos dentro do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), formado por recursos da poupança e do FGTS.
No Banco Brasil (BB), não existe essa diferenciação. As condições do crédito imobiliário dependem do grau de relacionamento do cliente com a instituição, segundo a assessoria de imprensa.
Procurada, a assessoria de imprensa da Caixa informou que o tratamento diferenciado aos servidores públicos faz parte da estratégia da instituição de se aproximar dessa categoria. Ainda de acordo com a assessoria, servidores têm estabilidade no emprego, ao contrário dos demais trabalhadores.
Na terça- feira, a Caixa informou que elevou a quota de financiamento de imóveis usados de 50% para 70% e que, no caso dos servidores, a parcela pode chegar a 80%. O limite do empréstimo havia sido reduzido pelo banco, em maio de 2015, de 80% para 50% – o que passou a exigir dos mutuários uma entrada maior (metade do valor do imóvel). Para os funcionários públicos, a quota ficou em 60%.
Na época, o banco alegou que o foco da instituição seria imóveis novos, sobretudo enquadrados no programa Minha Casa Minha Vida. A sangria dos recursos da poupança, que persiste até hoje, também foi um dos motivos para a redução na quota dos financiamentos.
Fonte: Jornal O Globo – 10/03/2016