A partir do próximo sábado, o BRT Transcarioca passará a funcionar integrado com os trens da SuperVia, com a abertura de seis novas estações. Inicialmente, o trecho Alvorada-Madureira funcionará das 10h às 15h, fora do horário do rush. Mas o serviço será estendido progressivamente, até operar 24 horas por dia. O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, estimou, nesta terça-feira, que, com a implantação do novo trecho, o usuário que fizer a integração com os trens da SuperVia poderá percorrer o trajeto entre a Barra e o Centro em menos de uma hora (sem contar o tempo de espera e o deslocamento entre as plataformas).

Isso porque o tempo de viagem do Transcarioca no serviço expresso Alvorada-Madureira é estimado em 35 minutos, enquanto o deslocamento de trem entre Madureira e a Central, também no serviço expresso, é de 20 minutos.

– O tempo total de viagem é de 55 minutos. Hoje, para fazer o mesmo percurso entre a Barra e o Centro, de carro, geralmente o motorista gasta muito mais tempo – afirmou Sansão.

As estações que vão abrir serão Ipase, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Campinho e Paulo da Portela. Quando a ligação Alvorada-Madureira estiver funcionando 24 horas por dia, serão extintos os serviços de ônibus locais e expresso entre Barra e Tanque, absorvidos pelo novo trecho. As mudanças não vão alterar a rotina do serviço semiexpresso Barra-Galeão (que tem integração com o metrô em Vicente de Carvalho).

O secretário acrescentou que, num primeiro momento, não serão eliminadas linhas convencionais que fazem percursos idênticos entre Barra e Madureira, para que os usuários se acostumem com as mudanças. A expectativa é que o serviço funcione 24 horas em 20 dias.

Nesta primeira fase, os ônibus circularão a intervalos de cinco minutos, alterando os dois serviços e atendendo 29 estações. No novo serviço expresso, os coletivos vão parar apenas em sete estações. O BRT Transcarioca tem sido usado por 60 mil usuários por dia. Quando os novos serviços estiveram funcionando 24 horas, a previsão é chegar a 200 mil por dia. Ainda não há previsão para a abertura de 18 estações, todas na Zona Norte.

Fonte: Jornal O Globo – 23/07/2014