Construtoras e imobiliárias se dedicam cada vez mais ao bem-estar e conforto dos moradores. O conceito é largamente difundido nos empreendimentos do bairro Jardim Icaraí, onde o investimento é grande nas áreas comuns e de lazer completo. Além de estudar o público a que o imóvel se destina, para traduzir nos projetos o que melhor pode atendê-los, a aposta é forte em diferenciais nos espaços de convivência, como minicampo de golfe, varandas gourmet, spa, salas de massagem, beer garden com churrasqueira, forno de pizza e home teen com boliche, sem contar os tradicionais: salão de festas, piscina e academia, que já são pré-requisitos entre os compradores.

“Estes itens, longe de serem modismos de mercado, passam a ser considerados essenciais aos moradores. Hoje, a maioria dos lançamentos adota o conceito de condomínio-clube. Dentre as principais opções de lazer oferecidas – piscina, academia e salão de festas – continuam ajudando na definição da compra de um imóvel. Porém, agora, não se fala apenas em piscina, mas piscina adulto, com raia e cascata, piscina infantil, piscina com aqua-volley, espaço gourmet e por aí vai”, destaca Marcelo Loureiro, diretor de lançamentos da imobiliária Júlio Bogoricin.

Segundo a imobiliária, a oferta de lançamentos com área de lazer completa tornou-se quase uma obrigatoriedade no mercado. Não é mais um grande diferencial e sim a variedade de oferta. No fitness, há a preocupação com a terceira idade e já existem empreendimentos que se associam a redes de academias para gerenciar e projetar o espaço. Lugares para crianças e adolescentes são igualmente valorizados e crescem também os serviços pay per use, tais como: lavanderia, car wash, serviços de mensageiro, etc.

“Geralmente essas áreas são pensadas para a família toda, que querem ter a tranquilidade de ter os seus, próximos a eles, sem ter que sair para buscar estes espaços, como clubes e academias. Básico nestes espaços são: piscina, sauna, salão de festas, churrasqueira, inclusive na varanda da unidade, item que vem sendo valorizado e chamado como varanda gourmet, ou seja, a varanda integrada à sala ou à cozinha”, revela Loureiro.

Jardim Icaraí – O mais novo lançamento residencial da empresa no Jardim Icaraí é o Essence, com apartamentos de três e quatro quartos. O prédio conta com uma estrutura completa agregada a vários itens de economia para o condomínio, outra atual preocupação dos consumidores na hora de escolher o novo lar. Além deste, há o The Flower, com apartamentos de sala e dois quartos. Ambos são da construtora Fernandes Maciel.

Loureiro ressalta ainda que é importante ter um equilíbrio na oferta de atrativos nas áreas comuns, pois os mesmos podem se tornar um peso ao morador na hora de pagar o condomínio. A empresa vislumbra outros bairros para a tendência de amplos complexos de lazer nos empreendimentos.

“Entendemos que a tendência deste tipo de empreendimento é que ele seja construído em outros bairros da cidade como o Fonseca, de acordo com reformulação que passa a cidade em relação às futuras construções”, diz.

Diversão tripla – A dentista Ana Paula Machado, de 32 anos, e o seu marido, o médico José Leonardo Machado, de 39, compraram recentemente um imóvel em Icaraí, com vários espaços de lazer. Segundo o casal, os locais fazem toda a diferença na rotina dos dois quando retornam do trabalho, principalmente a brinquedoteca, onde ambos frequentam com assiduidade atualmente, por conta da pequena filha Manoela, bebê de pouco mais de um ano de idade, que aproveita bem o lugar.

“Minha filha volta cansada da creche e, se quiser brincar, não precisa ficar exposta na pracinha, e tem acesso a brinquedos num espaço diferente do que de dentro do apartamento”, conta Ana Paula.

Ana Paula disse, ainda, que o Espaço Gourmet e o Play também são locais preferidos da família e que o fato de não precisarem ir para rua faz com que se sintam mais seguros. Além destes, o empreendimento contém: salão de festas, churrasqueira, piscina, academia, entre outros.

Mais segurança – Para a Soter, é preciso entender o perfil do cliente, para montar uma área de lazer que proporcione a ele o máximo de utilidade e conforto, principalmente em tempos de insegurança. A construtora acaba de lançar o Stilo Shopping & Offices, empreendimento comercial na Rua Raul Veiga, em Alcântara, onde houve grande sucesso de comercialização. Já o próximo lançamento residencial será o Avant Garde, de 2 e 3 quartos, na Rua Tiradentes, no Ingá. Este terá área de lazer completa com salão de festas, espaço gourmet, home-theater, brinquedoteca, playground, piscina, sauna, churrasqueira.

“Percebemos que, com todo o clima de insegurança e trânsito ruim que estamos vivendo, nossos clientes buscam ter lazer e facilidades dentro de seus condomínios. Esse cenário valorizou muito as áreas comuns dos empreendimentos, e por este motivo estamos investindo cada vez mais nessas áreas”, conta o diretor superintendente da construtora, Julio Kezem.

Prédios também investem em equipamentos de segurança

No intuito de proteger seus moradores, prédios sofisticados também investem em equipamentos modernos na tentativa de garantir a segurança e a economia de recursos, como ressalta Júlio Bogoricin. Outros itens que passam a ser valorizados são aqueles relativos à sustentabilidade, como o reaproveitamento de águas de chuva.

“Também é importante a oferta de hidrômetros com leituras individuais, sensores elétricos na iluminação das áreas comuns, elevadores de última geração, considerados inteligentes, e biometria na abertura de portas”, completa Marcelo.

Além de ser um fator que valoriza o imóvel para a venda, a exclusividade é outro atrativo no momento de compra, segundo João Fortes Engenharia. Com 80% das unidades vendidas, o Prime Collection Condominium Club, no Jardim Santa Rosa, de apartamentos de 2 e 3 quartos, terá o Club Prime, a estrela do empreendimento, com 25 itens pouco vistos nas construções. Entre eles, bar e jogos do espaço happy hour, churrasqueira e forno de pizza, wet play/baby solarium, lounge externo, lounge music, jogos área externa, home teen com boliche, lounge teen com braseiro, brinquedoteca/balé/teatrinho, baby room, espaço beauty, fitness, tatame, sauna a vapor e repouso com hidro.

“Estamos desenvolvendo a área de lazer mais completa do Jardim Santa Rosa, com o exclusivo Prime Club. Mas não basta identificar a tendência e apostar na construção dos chamados condomínios-clube. É preciso saber para que público ele se destina e quantas pessoas vão morar ali. Temos sempre a preocupação de avaliar o custo-benefício desses itens para cada empreendimento”, informa Jorge Rucas, diretor de Negócios da João Fortes Niterói.

O sucesso de vendas do primeiro imóvel da empresa na região fez com que lançassem a segunda no bairro. O Start Collection Condominium Club, que seguirá os mesmos conceitos e características do primeiro, porém com tamanhos mais compactos.

“Essa é a oportunidade para quem está iniciando a vida, saindo da casa dos pais ou dando um upgrade no bairro de moradia. A localização é extremamente residencial, mas com todo tipo de serviço disponível e próximo, e de fácil acesso ao Centro e ao Rio de Janeiro. Para facilitar ainda mais a vida dos moradores, estamos próximos a escolas, supermercados e bancos”, finaliza Rucas.

No Jardim Icaraí, com a mesma tendência, a empresa tem os empreendimentos Varandas Jardim Icaraí e Nóbrega 100.

 

Fonte: O Fluminense, Íris Marini – 01/06/2014