Algumas plantas cultivadas dentro de casa podem ir além de suas funções decorativas: elas purificam o ar. O site “Why don´t you try this” traz uma lista de 10 tipos que ficam bem em jardins, salas ou varandas e que ajudam na absorção de poluentes, como os encontrados em produtos químicos de limpeza.

Segundo o site, estudos têm demonstrado que o uso deste tipo de vegetação dentro de casa pode, ainda, reduzir os níveis de estresse, aliviar a tensão, e até mesmo ajudar a ter uma boa noite de sono. Conheça as plantas indicadas para eliminar as toxinas dos ambientes:

1 – Aloe Vera

Suas propriedades benéficas vão além de aliviar queimaduras, picadas ou cortes. A planta também é ótima para purificar o ar, pois ajuda na limpeza de poluentes encontrados em produtos químicos de limpeza. Um detalhe curioso é que, quando a quantidade de substâncias nocivas no ar torna-se excessiva, as folhas da planta apresentam manchas em tom castanho

2 – Ivy

É a planta número 1 para se ter dentro de casa devido às suas incríveis capacidades de filtragem de ar, sendo a mais eficaz de todas na absorção de produtos químicos. Trata-se de um tipo adaptável, que pode crescer na parede ou ser colocada no chão, e é perfeita para temperaturas moderadas e luz solar média.

3 – Seringueira

Ter uma espécie desta não é para qualquer terreno, mas a árvore da borracha tem lá as suas vantagens. É um poderoso eliminador de toxinas e purifica bem o ar. Mais do que isso, se adapta ao frio e à pouca iluminação, dispensando uma manutenção constante.

4 – Espada- de- são jorge ou língua de sogra

A espada-de-são-jorge tem vários nomes e também funções, como deixar os ambientes mais bonitos e purificar o ar. É o tipo de planta que pode crescer sem muita luz ou água. Também é eficiente na absorção de dióxido de carbono e libera oxigênio durante a noite (enquanto a maioria das plantas faz este processo durante o dia), portanto, ter uma espada-de-são-jorge no quarto pode ajudá-lo a ter um sono melhor.

5 – Lírio -da-paz

Esta flor, além de uma beleza singular, é ótima para se ter dentro de casa, visto que não exige muita manutenção e que pode reduzir os níveis de uma série de toxinas no ar. Os lírios-da-paz são ideais para locais com sombra e temperaturas mais baixas.

6 – Filodendro

á vários tipos desta espécie. Os de formato de coração são ideais para áreas internas, pois são fáceis de cuidar e suas videiras são decorativas. Semelhante ao Ivy Inglês, esta planta é particularmente boa para absorver componentes químicos de produtos de limpeza. Se bem cuidada, pode durar por muitos anos. O filodendro prefere água moderada e pouca luz solar.

7 – Bambu

Uma planta atraente e calmante que está entre as plantas top quando se trata de ar limpo. Bem regada e colocada na sombra ou sob a luz solar indireta, os tipos desta espécie vão florescer e intensificar a paz em sua casa.

8 – Planta-aranha

Eficaz no combate a poluentes (incluindo benzeno, formaldeído, monóxido de carbono e xileno), elas são decorativas e estão na lista das melhores plantas de purificação de ar.

9 – Jiboia

A “Scindapsus aures” cresce melhor em temperaturas frias e em baixos níveis de luz solar, sendo capaz de limpar impurezas do ar. É uma planta benéfica para se ter na sua sala de estar ou pendurada, pois as folhas crescem para baixo, em cascata.

10 – Dracena marginata

Também conhecida como dracena-de-madagascar, é benéfica para a remoção de toxinas do ar, tais como xileno, tricloroetileno e formaldeído. Isso sem contar, é claro, que enfeita e dá cor ao ambiente com suas pontas avermelhadas ao redor do verde

 Fonte: Jornal O Globo – 08/01/2014