Barra terá barcas este ano

O prefeito Marcelo Crivella anunciou que vai criar, ainda este ano, uma linha de barcas pelas lagoas da Barra integrada ao metrô. Uma das prioridades do prefeito Marcelo Crivella para 2017 será viabilizar, ainda este ano, a implantação do serviço de transporte aquaviário que interligará condomínios da Barra da Tijuca à Linha 4 do metrô, no Jardim Oceânico, usando as lagoas da região. Segundo o município, a embarcação empregada deverá ser do tipo hovercraft, com capacidade para transportar cerca de cem passageiros sentados. Por hora, poderia levar até nove mil usuários.

Crivella falou sobre seus planos em relação ao meio de transporte, ontem, na abertura dos trabalhos na Câmara de Vereadores. A prefeitura, no entanto, ainda não estabeleceu uma data para a divulgação do edital de concessão para o serviço. A ideia de criação da linha partiu do vice-prefeito e secretário municipal de Transportes, Fernando Mac Dowell. Ela teria de seis a sete paradas, entre o condomínio Península (onde o prefeito tem uma residência) até as imediações da estação do metrô, com viagens durando aproximadamente 15 minutos.

– O serviço é para ajudar na locomoção das pessoas. O trânsito poderia fluir melhor na Barra – disse Mac Dowell.

Como o hovercraft usa tecnologia em que a embarcação plana sobre a lâmina da água, a embarcação poderia atravessar as lagoas independente de sua profundidade.

Fonte: O Globo – 16/02/2017