Os grandes eventos que irão aportar no Rio de Janeiro, como a Copa do Mundo em junho e as Olimpíadas em 2016, fizeram o  município crescer visivelmente. Assim, o mercado imobiliário deu um salto no número de empreendimentos em construção por toda a cidade.

Algumas regiões acabaram se expandindo em tamanho e qualidade. É o caso da Zona Oeste, onde bairros como Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Bangu e Campo Grande tiveram um grande número de condomínios residenciais e comerciais construídos. De acordo com dados do mercado, cerca de 70% dos lançamentos imobiliários na última década se concentraram na região.

O mercado aquecido acaba refletindo no número de profissionais da intermediação imobiliária. Cerca de 10 mil corretores de imóveis atuam na Zona Oeste, o que representa um total de 21% dos inscritos ativos nos quadros do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ).

De acordo com Glauber Godoy, delegado do Creci-RJ em Bangu, a região cresceu devido a investimentos em centros comerciais.

– Depois da inauguração do shopping em Bangu houve um crescimento de 50% do mercado no comparativo com anos anteriores. Já em Campo Grande houve uma valorização imobiliária de 30%. Outro fator que contribuiu para a expansão da região foram as obras de mobilidade urbana, como o BRT, nos trechos que ligam os bairros de Campo Grande, Santa Cruz e Barra da Tijuca.

Texto publicado na coluna do Creci-RJ no Jornal O Globo em 27/02/2014