Dia 20 de dezembro foi o dia da última Sessão Plenária do ano de 2022 para o Creci-RJ. Como de costume, a ocasião se deu com análises e apresentações de balanços gerais das mais diversas áreas do Conselho e números do ano, trazendo expectativas e novidades. Como destaque foi mencionada a nova política de cashback, um novo meio de pagamento onde as compras on-line podem ser revertidas em desconto na anuidade e a estreia da Van (Sprinter) do projeto Creci Itinerante, destinado a levar uma série de serviços da instituição aos municípios e à região metropolitana do Rio. O Creci Itinerante é mais uma proposta inovadora e de extrema relevância para o Conselho, pois vai tornar o Creci-RJ presente nas ruas, destacando a importância do corretor de imóveis em todo o estado do Rio de Janeiro e garantir segurança jurídica à sociedade nas intermediações imobiliárias.

Para João Eduardo Correa, vice-presidente da instituição, o destaque de 2022 vai para o trabalho do setor de fiscalização:

– Vestiram a camisa dessa gestão literalmente e nós não encontramos barreiras com as mudanças que fizemos. O que escutamos nas ruas é que a fiscalização é parceira dos corretores. Uma fiscalização que orienta, informa e educa. Estão de parabéns!

Marcelo Moura, presidente do Creci-RJ, relembra que a caminhada foi longa para chegar até o Conselho mas em janeiro de 2022 se iniciou uma nova gestão que, apesar de contar com desconfiança de muita gente, tem feito acontecer:

– Quase 70% de nossas propostas de campanhas já foram realizadas. Saímos de uma previsão orçamentária de 27 milhões para quase 42 milhões em apenas um ano de gestão, com expectativa para 2023 de 52 milhões. Em pouco tempo implementamos o cartão de crédito, o Creci Itinerante, o protesto para melhorar a cobrança, agilizamos a entrega de registros profissionais, entre outras conquistas. Mas o que me faz continuar esse caminho é a amizade de vocês…eu nunca vi um plenário tão bacana e tão harmonioso como o que temos hoje. Isso que me dá força para continuar e crescer. Todos nós temos algum defeito mas a nossa união fará com que convivamos com nossas diferenças. Estou muito satisfeito com nossa gestão e tenho certeza que, mesmo com nossos problemas, nossa locomotiva vai levar a gente ao sucesso. É com esse espírito que desejo a todos um feliz natal e um excelente fim de ano!

Entenda um pouco mais sobre Sessões Plenárias

Instância máxima de deliberação, plenárias são encontros onde se discutem e deliberam, por voto, assuntos de interesse do Conselho.
As sessões acontecem toda última sexta-feira do mês com a presença do presidente, vice-presidente, diretores e conselheiros, além de representantes da classe profissional. Em sessões plenárias aprovam-se atas, portarias, resoluções, homologam-se atos, prestam-se contas, mas também podem ser recebidas premiações, homenagens e reconhecimentos, assim como empossadas novas presidências e diretorias. São as chamadas sessões plenárias especiais.
Está disposto no art. 8º do Regimento Interno do Creci-RJ, sendo competência do presidente do Conselho, conforme inciso II: “Convocar e presidir sessões plenárias, reuniões de diretorias, acompanhar reuniões de comissões e grupos de trabalho, dar posse a conselheiros efetivos e suplentes, a conselheiros fiscais e a diretores, determinar diligências e resolver sobre procedimentos, podendo delegar atribuições;”.
Desde o contexto da antiga Roma e o direito Romano que havia conjuntos de instituições exigindo um sistema para organizarem-se em reuniões. Na modernidade falamos em protocolo, tanto em organizações públicas quanto em organizações privadas. Plenárias funcionam como uma espécie de formalização democrática que entregam o caráter oficial dos atos administrativos da organização.