Muita informação, conhecimento, tecnologia, inovação e integração. Este é o caminho que o Creci-RJ tem trilhado para capacitar e qualificar os corretores de imóveis. Aliás, estes são pontos vitais na atuação dos delegados regionais, como ficou bem claro no treinamento realizado em Cabo Frio, neste mês de outubro, que reuniu representantes do Conselho de uma série de cidades do Rio de Janeiro.

O presidente do Creci-RJ, Marcelo Moura, lembrou que a atual gestão, que assumiu em janeiro de 2022, sempre teve foco no aprimoramento profissional, o que não poderia ser diferente com os delegados. “Os delegados são peças importantes para levar tudo o que o Conselho faz e pode fazer para os corretores em todo o estado do Rio de Janeiro”, destacou.

Para ele, esse treinamento, com a qualificação, também foi de suma importância para que os delegados tenham consciência de tudo o que a legislação permite e da função do Creci-RJ junto aos corretores de imóveis e à sociedade.

O vice-presidente do Creci-RJ, João Eduardo Correa, destacou o papel essencial que os delegados têm para representar o Conselho em cada região. “O delegado tem que estar preparado para as demandas. Ele tem que estar pronto para responder aos corretores e a sociedade”, explicou.

Além de levar informação sobre o trabalho do Creci-RJ e da legislação sobre a atividade, o treinamento também serviu para aproximar e integrar os delegados.

“O fundamental é que os delegados entendam que estamos aqui em um período de gestão para servir os corretores de imóveis. O serviço deles é de dedicação, dispondo de algum tempo para ajudar a melhorar o mercado imobiliário e a nossa profissão”, observou Marcelo Moura.

A melhora da comunicação e uma maior interação, segundo João Eduardo, têm um papel decisivo para que os delegados representem o Creci-RJ em suas regiões com excelência, o que requer o bom preparo de todos.

Engajamento com o Creci-RJ

“Esse treinamento tem que ser feito anualmente para que a gente esteja engajado com a Secretária, com a nossa Fiscalização, com as inovações que o Creci-RJ traz, por exemplo”, destacou o vice-presidente do Conselho.

Credibilidade, conhecimento e capacitação são elementos vitais na hora de representar o Conselho nas diversas regiões, na avaliação do diretor tesoureiro do Creci-RJ, Mario Sérgio Pitombo.

“Os delegados nos representam diretamente, ajudando a sociedade a conhecer o que significa o Creci-RJ e a não ter dúvidas sobre as operações dos negócios imobiliários”, ressaltou.

Fala, delegado!

Abaixo, você pode ver um pouco do que os delegados acharam do treinamento realizado em Cabo Frio, bem como conhecer mais sobre a atuação que vêm fazendo nas suas cidades. Confira a opinião de alguns deles!

Lívia Reis – delegada em Rio das Ostras

“O treinamento foi muito importante porque eu tive uma mudança de mindset. Tive algumas percepções muito interessantes. A palestra da Ouvidoria foi sensacional. Eu vi uma pessoa amando ouvir reclamação. E isso para mim, realmente, faz uma total diferença na minha mudança de percepção. O Creci-RJ não está aqui para prejudicar nós corretores. Está aqui para apoiar, aproximar, incentivar, orientar. Hoje a política do Creci-RJ não é mais uma política de polícia, de punição, de autuação… Não. É uma política orientativa, de aproximação, dentro do que a lei determina. De aproximar e orientar como as pessoas devem agir.

Sheila Chantré – delegada na Zona Sul

“Eu me sinto honrada em estar ocupando um cargo tão importante para o Creci-RJ, que é ser delegada na Zona Sul. Eu tenho tentado fazer o máximo possível para levar informação para os conselheiros da delegacia para que eles pulverizem isso para todas as outras imobiliárias. “Nós divulgamos todas as informações que nos são passadas pelo nosso presidente, nosso vice-presidente e toda a diretoria”.

“Então, eu posso dizer que os nossos conselheiros estão aptos a pegar a nossa política de uma maneira séria e eficiente, porque eles estão recebendo o conhecimento. Nós, como delegados, conhecemos as nossas funções, sabemos do nosso dever, do nosso trabalho, mas eu quero dar uma dica para vocês, colegas! Estejam sempre buscando conhecimento para que possam passá-los para os corretores. Os corretores precisam ter conhecimento de tudo aquilo o que a gente sabe”.

Rodrigo Carvalho – delegado em Magé

“O treinamento dos delegados está sendo muito importante para a gente saber do nosso papel junto ao Creci-RJ e ter as ferramentas nas mãos para poder ajudar os corretores da cidade. A gente tenta unir a classe em Magé, trazendo os corretores mais para próximo do Creci-RJ, tentando ajudar no dia a dia, na rotina de cada um. Também é importante o trabalho do delegado junto às câmaras municipais, ao poder executivo municipal. Ele tem que fazer parte dos conselhos municipais, ocupar espaço na sociedade e participar das políticas públicas decisórias para o setor imobiliário”.

Marcelo Pinto Ribeiro – delegado em Cachoeiras de Macacu

“A interação do delegado, representando o Creci-RJ junto a toda a categoria, é muito importante. A gente tem que criar o canal para isso, fazendo o Conselho estar dentro da imobiliária, ao lado do corretor, e também trazer o corretor e toda a estrutura do mercado imobiliário para dentro do Creci-RJ. Esse é o trabalho do delegado. Ele também precisa ter um trabalho junto às câmaras municipais e ao poder executivo, fazer parte dos conselhos municipais, ocupar espaço na sociedade e participar das políticas públicas decisórias para o setor imobiliário”.

Cristina Costa – delegada em Macaé

“O treinamento traz a gente para uma realidade. Até então a gente não tinha entendido o exato papel do delegado. A gente, às vezes, faz uma coisa, faz outra, tenta ajustar aqui… Mas qual seria a nossa real função? Hoje a gente está saindo mais esclarecido daqui. Acredito que não só eu, mas outras pessoas que estão no primeiro mandato como delegado tenham tido a mesma dificuldade quando a gente foi nomeado. Então, o treinamento é positivo, acho que deveria acontecer outras vezes para a gente alinhar melhor isso.

“Hoje a gente está começando a desenvolver esse trabalho com os nossos corretores de imóveis e um dos principais papéis hoje junto à sociedade e aos corretores de imóveis é fazer a aproximação com a diretoria do Creci-RJ, é ajudar a Fiscalização para coibir, inibir o número de corretores que possam vir difamar a nossa profissão”.

Denison Jorge – delegado em Teresópolis

“Estamos passando aqui, praticamente, dois dias e meio de muito aprendizado, muito conhecimento, algo que a gente vai levar para Teresópolis para os nossos corretores de imóveis, porque tem muita coisa que acontece no universo da corretagem e que muitos dos nossos colegas não aprofundam esse conhecimento. Hoje, estamos aqui, eu, Luiz Issa e o Múcio Mendes, buscando esses conhecimentos para poder levar isso. E nós sabemos que o treinamento vai ser de suma importância para o crescimento profissional dos colegas de lá”

“Por meio desse aprendizado que a gente tem tido aqui, a forma de atuação dos delegados fica mais simplificada em termos de podermos passar para os demais corretores a importância da profissão deles. A partir do momento que temos profissionais capacitados, inteirados com o nosso Conselho, entendendo qual é a sua função, eles podem apresentar um trabalho mais eficaz para os nossos clientes. Esse vai ser o melhor resultado que nós vamos poder levar para eles para que apresentem aos clientes”.

Sebastião Nunes – delegado em Armação de Búzios

“O treinamento é importante para que possamos passar para os corretores de imóveis o que a gente vem aprendendo no decorrer do dia a dia de nossa atuação como delegado. A gente vem aprendendo todo dia, todo dia é dia de aprendizado, que vamos passando para os corretores de imóveis. Essa diretoria está sendo muito presente, e estamos passando grandes oportunidades para que o corretor de imóveis possa desenvolver as suas tarefas”.

Ademir Eduardo – delegado em Itaboraí

“Esse treinamento vai contribuir muito porque isso embasa o nosso trabalho junto com à Fiscalização, junto ao Conselho, com normativas e diretrizes dentro da lei, que dá ferramentas para a gente poder ajudar o colega no dia a dia”.

“Olha, na cidade a dificuldade é grande. Ainda é muito costumeiro no mercado as pessoas venderem imóveis sem ter o registro do Creci-RJ. E o pior, muitos corretores sem instrução estão pagando isso, contratando pessoas sem Creci-RJ para vender e a lei não permite. A lei diz que só quem pode vender imóveis é quem tem Creci. Eu falo isso constantemente nas reuniões, nos encontros em Itaboraí, na minha rede social. Se o cliente quer um pouco mais de segurança para comprar um imóvel, não quer ser enganado, ele tem que exigir o Creci do corretor”.

“Agora as metas que temos para Itaboraí, por exemplo, é trazer de volta a delegacia, que foi fechada há alguns anos, e os cursos. Estamos agregando os corretores de imóveis para perto do Creci-RJ para poder fazer os cursos, para poder usar as ferramentas que a gente tem trazido para a região”.

Raphael Araújo – delegado em Casimiro de Abreu

“O treinamento é muito importante para a gente sanar as dúvidas que temos para unir mais a classe, unir os delegados com a diretoria em prol de um Conselho melhor”.

“Na cidade, a gente tem feito reuniões, a gente tem feito cafés, tem ido em cada um para falar da importância do Creci-RJ. A gente está indo de um em um para aproximar o corretor de imóveis do Conselho”.

Carlos Moreira – delegado em Maricá

“O que falo hoje para os corretores é que venham conhecer o Creci-RJ, como o Conselho funciona, as nossas prerrogativas em favor do corretor de imóveis. Tenho certeza de que pelos cursos do Creci-RJ qualquer corretor de imóveis terá um grande conhecimento, obviamente, ajudando a fechar grandes vendas para ter uma rentabilidade maior”.

“Maricá é uma cidade atípica, pois tem um crescimento avassalador. Ou seja, você passa hoje no terreno, quando volta, já tem três casas construídas e, obviamente, mais corretores. Para atrair os corretores, visito as imobiliárias, converso com um por um sobre os cursos do Creci-RJ. E, para quem não tem Creci-RJ, recomendo que tirem a carteira e venham fazer parte dessa família hoje, que é o Creci-RJ da nova gestão 2022/2024”.

Leandro Cavalcanti – delegado em Unamar

“Estou participando deste treinamento dos delegados para buscar uma presença maior do Creci-RJ para a nossa região, trazendo, por exemplo, cursos e o Creci-RJ Itinerante. Nós estamos tentando organizar algumas coisas para trazer para a nossa região. Vamos fazer visitas às imobiliárias para tentar aproximar os corretores mais do Creci-RJ”.

Raphael Mendonça – delegado em São Pedro da Aldeia

“Junto com o Philipe Almeida, estamos neste treinamento para aprender mais sobre como atuar como delegado em nossa cidade. Estamos aprendendo muitas coisas para passar para os corretores para unir cada vez mais a nossa categoria e buscando trazer mais cursos para a região. Sempre instruímos os corretores de São Pedro para fazerem um bom trabalho junto aos imóveis avulsos e também aos lançamentos”.

Tales Rocha – delegado em Nova Iguaçu

“Ser delegado é uma missão na qual temos que a cada dia melhorar a nossa integração entre o Conselho e o corretor de imóveis. Às vezes, ocorre uma certa distância entre um e outro, principalmente pela falta de comunicação. Mas, aos poucos, a gente vai conseguindo aproximar o Conselho do corretor de imóveis e ter ganhos para ele. Afinal, ele vai ter acesso a cursos e benefícios”.

“Estamos tentando trazer cursos para a nossa região, que passou por um período de falta de cursos de aprimoramento. Agora queremos fazer essa aproximação do Conselho por meio da educação”.

“Na cidade de Nova Iguaçu, o nosso principal desafio é superar a falta de uma presença anterior para abraçar o corretor de imóveis. O corretor precisa ser abraçado. De alguma maneira estamos tentando nos aproximar. É a questão da aproximação, da conexão que a nossa gestão propõe. E, com isso, a gente vai cada vez mais chegar perto e pegar esse desafio”.

Letícia Luanda – delegada em Iguaba Grande

“Acredito que vai ser um desafio muito grande porque estamos em uma cidade em crescente progresso. A cidade está se desenvolvendo de uma maneira muito rápida e muito organizada. Acredito que daqui para a frente os corretores da nossa região, principalmente no município de Iguaba Grande, possam ver o Creci-RJ com outros olhos, sermos parceiros, e não somente como um órgão apenas de Fiscalização. Estamos aqui para abraçar a causa e ajudar a desenvolver novas políticas públicas e poder fomentar o crescimento da profissão na região.

Michelle Bittencourt Moreira – delegada em Miguel Pereira

“Como delegada, procuro agora ajudar os corretores de imóveis que estão em dificuldades, até mesmo em pagamento, para estar mais juntos e presentes nas suas obrigações junto ao Creci-RJ. Com esse treinamento, com certeza, vou conseguir levar mais conhecimento e ajudar os colegas da cidade”.

Maria Therezinha (Teca) – delegada em Campo Grande

“Nós temos feito um café lá em Campo Grande, que tem sido um sucesso. Com esse café, a gente tem tirado muitas dúvidas dos colegas. Então, convido a todos a participarem desse café, que, normalmente, é na última sexta-feira de cada mês”.

Se você quiser conferir todas as fotos do Treinamento dos Delegados, confira na nossa galeria. Clique aqui!